Simon quer explicações sobre contradição dos EUA
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu explicações ao ministro do Desenvolvimento e do Comércio Exterior, Sérgio Amaral, sobre a contradição da posição dos Estados Unidos frente ao comércio exterior. Segundo o parlamentar, ao mesmo tempo em que os americanos insistem na negociação de uma Área de Livre Comércio para as Américas (Alca), eles adotam uma proteção extraordinária para seu setor siderúrgico.
O representante gaúcho no Senado observou que a siderurgia brasileira pagou um alto preço para adquirir competitividade internacional para seus produtos, sendo, portanto, injusto que seja, agora, penalizada por uma medida unilateral.
Amaral concordou com o parlamentar e explicou estar o Brasil se preparando para lutar em todas as frentes.
- Estamos negociando diretamente com os Estados Unidos e prontos para acionar o mecanismo de solução de controvérsias junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), se as negociações bilaterais não derem resultado - afirmou o ministro.
O ministro observou, ainda, que o esforço dos EUA de negociar um acordo hemisférico com os vizinhos do Brasil não significa que o país será obrigado a aderir à Alca, caso o governo brasileiro entenda que isso não será benéfico aos seus interesses.
16/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Simon quer explicações sobre inclusão da Siemens em cadastro de empresas éticas
Simon: explicações da Procuradoria sobre empréstimo para o Rio Grande do Sul são um "deboche"
Pedro Simon pede explicações a Lula sobre usina de Belo Monte
Simon cobra do PMDB explicações sobre envolvimento de políticos com corrupção do Distrito Federal
Bornhausen quer explicações sobre P-52 e AES
Heloísa Helena quer explicações sobre o BNB