Simon garante que prévias do PMDB serão um êxito



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) garantiu que seu partido terá candidato a Presidência da República, a ser escolhido nas prévias do próximo dia 17. Este foi o resultado mais importante da convenção realizada pela agremiação domingo (3), em São Paulo.

- O PMDB histórico derrotou essa legião estrangeira que se apossou da direção do partido - destacou Simon, referindo-se aos atuais líderes na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), e no Senado, Renan Calheiros (AL). Destes citou a origem política: Gedel, oriundo da extinta Arena, o partido do governo ao tempo do regime militar; e Renan, lançado nacionalmente pelo PRN de Fernando Collor.

Para Simon, os partidos que tiverem candidato a Presidente da República sairão das eleições de outubro como partidos nacionais, enquanto aqueles que não apresentarem candidato próprio ficarão reduzidos à condição de segunda linha.

- Vamos lançar candidato. Podemos ganhar ou perder, isso será circunstancial. Mas o PMDB terá a cara de sua história, não a desses usurpadores que estão querendo leiloar nossa tradição - afirmou.

Simon ressaltou que não estava defendendo a sua candidatura à Presidência da República.

- Geddel e Renan podem apresentar qualquer outro nome que eu apoio: Jarbas Vasconcelos, governador de Pernambuco ou o senador Iris Rezende, por exemplo - disse.

Na avaliação de Simon, as prévias do dia 17, com 15 mil votantes, terão uma participação maciça, mesmo com a decisão da direção do PMDB de manter apenas uma urna na capital de cada estado. Ele fez um apelo aos prefeitos e vereadores de lugares pequenos e isolados para que saiam de suas cidades para votar na capital. "Sei que será um sacrifício, mas valerá a pena", garantiu.

Em aparte, o senador Álvaro Dias (PDT-PR) afirmou que as dificuldades que o PMDB enfrenta são reflexo da atual anarquia partidária no Brasil, conseqüência da falta da reforma política, que não foi aprovada. Também em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PTB-TO) disse que o PMDB precisa lançar candidatura presidencial, por ter excelentes quadros.



04/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon quer PMDB mobilizado para prévias dia 17

Tebet reune Itamar e Simon para discutir prévias do PMDB

PMDB dá sumiço nas prévias

Temer disputa prévias do PMDB

Maguito critica encaminhamento das prévias do PMDB

Tebet diz que pré-candidatos decidirão data das prévias do PMDB