Simon lembra movimento Diretas Já



O senador Pedro Simon (PMDB- RS) elogiou nesta sexta-feira (6) a iniciativa do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) de propor voto de aplauso por ocasião dos 25 anos do início do Movimento "Diretas Já", comemorado no último dia 12. O voto de aplauso, que será submetido ao Plenário em data ainda a ser marcada, relembra também a participação, no movimento, do locutor esportivo Osmar Santos.

- Foi um dos maiores movimentos populares que o país assistiu ao longo de sua história e, portanto, precisa ser lembrado - resumiu o senador.

O Movimento pelas Diretas Já, que foi deflagrado em favor da realização de eleições diretas para presidente da República, teve início em janeiro de 1984. A mobilização ganhou repercussão internacional quando foi realizado comício na Praça da Sé, na cidade de São Paulo, que reuniu mais de 300 mil pessoas.

Adão Pretto

No mesmo pronunciamento, Pedro Simon lamentou a morte do deputado federal Adão Pretto, do PT do Rio Grande do Sul, ocorrida na quinta-feira (5). Para o senador, Adão Pretto, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), foi um grande líder e defensor dos mais oprimidos.

Simon aplaudiu a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no enterro de Adão Pretto, ocorrido na manhã desta sexta-feira (6) em Porto Alegre (RS). E deu destaque ao trecho do discurso de Lula no qual o presidente afirma que o ex-deputado e líder do MST era "um símbolo da dignidade humana".



06/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ao lembrarem os 30 anos das Diretas Já, senadores ressaltam caráter pacífico do movimento

Alvaro Dias lembra 25 anos da campanha 'Diretas Já'

José Jorge lembra exemplo das Diretas Já! para pedir que governistas ouçam a "voz das ruas"

Simon destaca papel da 'Folha de S. Paulo' nas Diretas Já

Anibal Diniz lembra aniversário de movimento em favor das pessoas com hanseníase

Simon destaca 40 anos do Movimento da Legalidade