Simon: 'Para os ricos há justiça, para os pobres, pancada'
Para o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o caso do motoboy Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos, que teria sido torturado e morto em um quartel da Polícia Militar de São Paulo, "é emblemático". Ele disse que decidiu abordar a questão em Plenário, nesta sexta-feira, 7, para refletir sobre outros casos similares "que estão acontecendo, mas passam ao largo das câmeras e dos holofotes".
Lembrando que "não havia qualquer prova de envolvimento do motoboy em qualquer tipo de crime", Simon destacou que o assassinato de Eduardo só obteve repercussão devido à cobertura jornalística do caso: o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, confirmou que policiais militares torturaram e mataram o motoboy; e o comandante-geral da PM do estado de São Paulo, Álvaro Camilo, enviou uma carta à mãe da vítima pedindo desculpas.
- Se não fosse a TV Globo, Eduardo seria mais um protagonista de uma ficção arquitetada em boletins de ocorrência - declarou o parlamentar.
Ao lembrar que a vítima trabalhava como motoboy e era negro, o senador afirmou que "a Justiça tem servido preferencialmente aos mais ricos; para os pobres, e principalmente para os negros, o que há é polícia e pancada".
- O rico conhece a Justiça e paga sua soltura por meio dos melhores advogados. O pobre conhece apenas a polícia - reiterou.
Simon comentou ainda uma declaração, que teria sido feita pelo comandante-geral da PM, de que o ex-governador de São Paulo, José Serra, teme a exploração eleitoral do episódio (Serra é candidato à Presidência da República).
- O que é mais importante: o temor [de exploração eleitoral] ou o horror com o que aconteceu? - questionou o senador.
07/05/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Cristovam, Brasil só será um país verdadeiramente republicano com escola igual para ricos e pobres
Cristovam Buarque defende escola igual para ricos e pobres e diz que falta interesse à classe política para melhorar educação
Famílias pobres gastam mais do que ricos com aluguel no Brasil, diz Ipea
Arthur Virgílio: Lula piorou a vida dos pobres e melhorou a dos ricos
Marina defende entendimento entre ricos e emergentes em favor dos pobres
Para Heráclito, senadores favoráveis à emenda Simon agiram certo ao defender municípios mais pobres