Simon pede críticas construtivas, que levem em conta cenário de dificuldade no país e no mundo



Ao fazer uma análise da grave crise internacional e dos principais problemas nacionais, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) considerou inútil e um desserviço ao país a posição dos que, segundo ele, -ficam apenas criticando as atitudes ou não atitudes do novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sem oferecer soluções-. Para Simon, as críticas, nesse momento, devem ser construtivas e contribuir para modificar o atual cenário geral.

- Não adianta alguns parlamentares do governo anterior, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ficarem pegando exemplos de discurso dos membros do atual governo para mostrar contradições. Como também não resolve o governo Lula ficar apontando as dificuldades orçamentárias que o governo anterior deixou para o atual. O momento é de crise, de ameaça de guerra iminente e de mais problemas para a economia nacional e mundial. Por isso, precisamos usar a inteligência para encontrar saídas - disse ele.

Segundo o senador, se o Brasil não resolver um de seus principais problemas que, conforme indicou, reside no pagamento elevado de juros decorrentes da dívida externa - de janeiro do ano passado a janeiro deste ano o valor pago mensalmente dobrou, informou ele - vai ser muito difícil o país conseguir voltar a desenvolver-se.

O senador pelo Rio Grande do Sul também demonstrou preocupação com a situação internacional, criticando a postura dos Estados Unidos de querer atacar o Iraque mesmo sem o apoio do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Em sua opinião, as atitudes do presidente George W. Bush de -não dar ouvidos- aos pedidos de paz da comunidade internacional vão abalar a liga das nações e o sentido da democracia pregado na atualidade.

O senador Amir Lando (PMDB-RO) apoiou, em aparte, o discurso de Pedro Simon, lamentando o rumo dos acontecimentos no panorama internacional. Ele lembrou que a humanidade poderá pagar um preço muito alto pela decisão de apenas um país, os Estados Unidos.



07/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PARA SIMON, DISPOSIÇÃO POLÍTICA DE JK LEVARIA O PAÍS A OCUPAR SEU LUGAR NO MUNDO

Padilha reconhece dificuldade para formar médicos no país

Bernard destaca evolução do País no cenário mundial

Crescimento do País se manterá em 2014 com cenário econômico global favorável

Lúcia Vânia: Roberto Marinho projetou o país no cenário internacional

Garibaldi ressalta influência de Chateaubriand no cenário político, econômico e cultural do país