SIMON QUER REFERENDO PARA DECISÕES IMPORTANTES



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) defendeu hoje (dia 23) a regulamentação do referendo para as decisões importantes do Executivo ou do Legislativo, depois de ler trechos de uma entrevista dada à revista Veja desta semana pela professora e socióloga Maria Victória de Mesquita Benevides. "No presidencialismo, se o eleitor erra ao votar, tem de esperar quatro anos para ter nova chance", ponderou.

Conforme Simon, o referendo vem cada vez sendo mais utilizado no mundo e lembrou que o governo italiano decidiu recentemente sobre a legalização do aborto depois de ouvir os eleitores. "O governo quer privatizar a Companhia Vale do Rio Doce. Acho isso uma loucura. Este é um assunto que só deveria ser decidido por referendo." Pedro Simonmanifestou apoio a propostada senadora Júnia Marise (PDT-MG), que pretende submeter a referendo toda mudança constitucional.

Em aparte, o senador José Eduardo Dutra (PT-SE) lamentou que o governo tenha colocado na lista do programa de desestatização a Companhia Vale do Rio Doce, lembrando que se encontra na ordem do dia do Senado projeto de sua autoria determinando que a CVRD só será privatizada depois de autorização do Congresso.

A senadora Júnia Marise assinalou que, se o Congresso aprovar sua proposta,"a democracia estará dando um grande passo no Brasil". Para ela, com o referendo o governo poderá ter surpresas, como aconteceu no Uruguai, onde a população reprovou o programa de privatização apresentado pelo Executivo. "Precisamos ouvir o que o povo brasileiro pensa da privatização das companhias de telecomunicações, da Vale do Rio Doce, da Petrobrás", disse.

-Dentro de um a dois anos, o Brasil já terá condições de implantar a "democracia direta", onde o cidadão se manifestará, em equipamentos de alta tecnologia, sua posição sobre assuntos polêmicos - previu o senador José Ignácio Ferreira (PSDB-ES). Isso será possível graças ao avanço dos sistemas de telecomunicações no país, o que dará instantaneidade nas coletas de opinião dos eleitores. Os senadores Lúcio Alcântara (PSDB-CE) e Bernardo Cabral (PP-AM) também apoiaram a idéia de Pedro Simon de se regulamentar o referendo no país.



23/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cotas para mulheres e referendo sobre sistema eleitoral são as últimas decisões da comissão

Exame gratuito de DNA para pessoas sem renda foi uma das mais importantes decisões da semana

LIMITE AO GASTO DOS VEREADORES FOI UMA DAS MAIS IMPORTANTES DECISÕES DO SEMESTRE

Entre as mais importantes decisões da semana destacou-se mudança nos aparelhos de TV

Emilia quer referendo para ingresso do Brasil na Alca

Cristovam quer mais vigílias para discutir outros temas importantes para o Brasil