Simon ressalta a integridade de Brizola
Durante a sessão especial desta quarta-feira (21) destinada a reverenciar a memória de Leonel Brizola, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou a integridade e a capacidade de administrar do político gaúcho, afirmando que Brizola foi um dos maiores homens públicos brasileiros, " que entrou pela porta da frente da História do país".
- Ao final do bipartidarismo do governo militar, divergi de Brizola quando ele fundou o PDT, em vez de ter migrado para o PMDB. Mas hoje, com humildade, sou obrigado a reconhecer que estava equivocado, já que gostaria de estar ao lado dos militantes do PDT, um partido de idéias e de lutas em favor do Brasil. Pela primeira vez na minha pública, como integrante do PMDB, estou perdido e não sei para onde caminhar- desabafou Simon, que tem criticado a posição que prevaleceu no PMDB contrária ao lançamento de candidatura própria à Presidência da República.
A luta pela justiça social, na visão de Simon, foi também outra grande marca de Leonel Brizola. O senador destacou o empenho do líder político em favor de uma escola pública com qualidade, em tempo integral, com assistência médica e odontológica às crianças, esporte e orientação profissional. Para Simon, "Brizola mostrou na prática o que é governar para a maioria".
Pedro Simon ressaltou ainda outra característica que considera marcante de Leonel Brizola: a firmeza nas posições assumidas. Como exemplo, lembrou a ferrenha luta de Brizola pela legalidade constitucional em 1961, quando o ex-presidente Jânio Quadros renunciou ao cargo e as forças políticas dominantes da época tentaram impedir que o vice-presidente, João Goulart, assumisse a Presidência da República.
21/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Lúcia Vânia ressalta integridade de Ruth Cardoso
PARA SIMON, MILTON CAMPOS É EXEMPLO DE GRANDEZA E INTEGRIDADE
Homenagem a Brizola é importante para vida pública do Brasil, diz Simon
Para Simon, morte repentina de Brizola surpreendeu e deixou gosto amargo
Simon ressalta trajetória de gaúchos rumo ao Mato Grosso
SIMON RESSALTA INEDITISMO DA PROPOSTA QUE LIMITA A IMUNIDADE PARLAMENTAR