Simon sugere metas ambientais para o Brasil em Copenhague



O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu em Plenário, nesta terça-feira (17), uma série de medidas relacionadas ao meio ambiente que, em sua avaliação, o governo brasileiro deveria se comprometer a implementar no país durante a realização da Conferência das Partes da Convenção do Clima ( COP 15 ), que será realizada em dezembro na capital da Dinamarca, Copenhague.

Criticando a efetividade do sistema de compra de crédito de carbono como mecanismo de redução da emissão de gases geradores do efeito estufa, Simon considerou fundamental para a superação da crise climática uma alteração no padrão de consumo das sociedades industrializadas, que tem como matriz energética os combustíveis fósseis.

Entre as atitudes que considera indicadas para o Brasil assumir em Copenhague, Simon propôs a definição de metas de redução de emissões de gases de efeito estufa; a aprovação de uma Política Nacional de Mudanças Climáticas; a redução do desmatamento em todos os biomas do país; e a adoção de políticas públicas voltadas a uma economia de baixa intensidade de carbono e ao uso intensivo de tecnologias alternativas.

Simon defendeu ainda a ampliação do número de unidades de conservação no Brasil, consideradas por ele como "a melhor esperança que a humanidade tem de recompor a biosfera terrestre para contrapor às mudanças climáticas".

- Essas áreas naturais [unidades de conservação] são autopropagantes e fundamentais para a restauração das áreas já alteradas pelo ser humano, conservam a biodiversidade e os milhares de serviços ambientais - disse.

O senador gaucho parabenizou ainda o presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo compromisso anunciado em Paris, junto com o presidente Nicolas Sarkozi, de reduzir as emissões gases geradores do efeito estufa no Brasil, bem como o desmatamento na Região Amazônica.

Em aparte, Cristovam Buarque (PDT-DF) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Simon, alertando contudo, para o caráter limitado das medidas anunciadas por Lula. Para Cristovam, as ações visando a redução do efeito estufa para serem eficazes deveriam contemplar também restrições à produção de automóveis movidos a combustíveis fósseis.



17/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil poderia adotar metas sobre aquecimento global, sugere ambientalista

Jefferson Praia sugere ousadia ao governo na reunião do clima, em Copenhague

Senadores defendem na Rio+20 vigilância severa dos legislativos em torno de metas ambientais

Petrobras anuncia metas ambientais que preveem redução gradual de emissões até 2015

Marina quer que Brasil defina meta de redução de emissões para Copenhague e assuma posição protagonista

Demóstenes diz que "Brasil vai a Copenhague às cegas"