Siron Franco falará à CE sobre falsificação de obras de arte



Na reunião desta terça-feira (10), a Comissão de Educação (CE) aprovou requerimento da senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) convidando o artista plástico goiano Siron Franco a comparecer a audiência pública para falar sobre a questão da falsificação de obras de arte no Brasil. Siron recentemente foi vítima desse crime.

A CE também aprovou requerimento do senador Osmar Dias (PDT-PR) tornando conjunta com a CE a audiência pública marcada para a próxima semana pela Subcomissão de Cinema, Comunicação e Informática sobre televisão digital.

Também foi aprovado parecer da senadora Iris de Araújo emendando projeto da Câmara dos Deputados que instituía o ano de 2003 como Ano Nacional Cândido Portinari. De acordo com o parecer de Iris, o ano de homenagem passará a ser 2004, a pedido da família do pintor, segundo informou a senadora, de forma que haja tempo hábil de organizar as homenagens devidas ao artista.

A CE aprovou ainda parecer do senador Edison Lobão (PFL-MA) contrário a projeto do senador Sérgio Cabral (PMDB-RJ) que alteraria a denominação da Ala Filinto Muller, no edifício do Senado, para Ala Nelson Carneiro. A matéria foi objeto de discussão entre parlamentares.

Os que defenderam a manutenção do nome de Filinto Müller - Lobão e os senadores Marco Maciel (PFL-PE), Jonas Pinheiro (PFL-MT) e Demostenes Torres (PFL-GO) - apresentaram como principal argumento a importância de Müller para o país. Torres destacou que, se fossem retirar homenagens a políticos polêmicos, as dedicadas ao ex-presidente Getúlio Vargas, que dava ordens a Filinto Müller, também deveriam ser canceladas.

Os defensores da mudança de nome, senadores Sérgio Cabral e Hélio Costa (PMDB-MG), lembraram o passado de Filinto Müller ligado à repressão política durante o governo de Getúlio Vargas. Para ambos, o nome de Nelson Carneiro, associado sempre a causas democráticas, seria mais adequado para receber a homenagem.

O presidente da comissão, senador Osmar Dias (PDT-PR), marcou para esta terça (10), às 17h, reunião extra da CE, a fim de votar projetos que renovam ou autorizam o funcionamento de emissoras de rádio e de televisão. O senador destacou que há mais de 80 desses projetos na pauta da comissão, sendo que há um total de mais de 170 aguardando exame da CE. A reunião só se realizará caso a pauta de votação do Senado esteja liberada, uma vez que as matérias são terminativas, ou seja, têm sua decisão final na própria comissão.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Siron Franco debate na CE falsificação de obras de arte

Plenário aprova mecanismos para combater falsificação de obras de arte visuais

Comissões pedem rápida votação de projeto contra falsificação de obras de arte

Comissão de Educação ouvirá o pintor Siron Franco na terça-feira

Estão abertas as inscrições para obras de arte do projeto "Arte no Metrô"

Senado delibera sobre lei de proteção a obras de arte