Sistema online vai integrar gestão dos bens culturais
Uma grande rede georreferenciada para promover a proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro será lançada ainda neste semestre. O Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) é uma ferramenta de caráter federativo, em desenvolvimento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Gestores, pesquisadores e todos os interessados sobre o tema, no Brasil e no mundo, vão poder trocar informações, incluindo dados técnicos, socioeconômicos e geográficos, além de um levantamento histórico, legislação federal e local, tudo segmentado por categoria e natureza do bem.
Para apresentar o sistema a técnicos, gestores, pesquisadores, agentes do patrimônio, governos federal, estadual e municipal e outros interessados na temática, o Iphan realizará, entre os dias 24 a 28 de fevereiro, um curso presencial de 40 horas (com transmissão online) para os técnicos do Iphan, que demonstrará as aplicabilidades da ferramenta.
Ao fazer parte da rede, que fornece informações de conhecimento e gestão de todos os bens considerados como Patrimônio Cultural nacional, o gestor público terá maior subsídio para fomentar políticas e investimentos com base em pesquisas e relatórios gerenciais. O sistema permitirá consultas sobre a localização dos bens e seu status de reconhecimento, o que facilitará, por exemplo, ações de elaboração de relatórios sobre o componente do patrimônio cultural no âmbito do licenciamento ambiental.
Já os pesquisadores encontrarão, em um só espaço, todas as pesquisas realizadas pelo Iphan, bem como informações necessárias ao desenvolvimento de seu projeto de pesquisa e extensão, podendo integrá-lo às políticas e ações sociais desenvolvidas em sua área de interesse, mediante termos de cooperação.
Para participar do curso online gratuito, basta acessar, a partir do dia 24 de fevereiro, um dos links disponíveis nos sites do Iphan e do Ministério da Cultura. As perguntas com dúvidas e sugestões poderão ser enviadas durante e após o curso para o email [email protected].
Desenvolvido desde 2006 pelo Iphan, o SICG vai cadastrar, inicialmente, 1766 bens reconhecidos como Patrimônio Cultural Brasileiro. São cerca de 1,2 mil bens tombados, um bem chancelado, 29 bens registrados e 500 bens identificados, além de 200 ações do patrimônio imaterial e cem instituições participantes da política nacional do patrimônio imaterial. O próximo passo do SICG é o cadastro dos sítios arqueológicos, dos bens identificados nos estudos do Iphan e, para cumprir sua missão federativa, os bens reconhecidos como patrimônio cultural pelos governos locais.
Fonte:
18/02/2014 17:00
Artigos Relacionados
Conselho do Patrimônio Cultural vai tombar 14 bens culturais
Bens culturais de empresas em privatização serão tombados
CCJ APROVA TOMBAMENTO DE BENS CULTURAIS DE EMPRESAS PRIVATIZADAS
Iphan vai aumentar número de bens culturais protegidos no País
Seminário vai incentivar preservação de bens culturais no Espírito Santo
Conservações dos bens culturais é tema de palestra no Museu de Astronomia