Situação das pequenas e médias empresas deverá ser discutida em audiências públicas
Os parlamentares do Mercosul discutiram nesta terça-feira (7) com representantes da sociedade civil que integram o Fórum Consultivo Econômico-Social (FCES) o apoio às pequenas e médias empresas. Uma das propostas surgidas no debate foi a de realização de audiências públicas sobre o assunto.
Um dos três vice-presidentes do Parlamento, o deputado argentino Alfredo Athanasof manifestou a convicção de que a integração produtiva é importante para a superação das assimetrias existentes no bloco. Ele sugeriu audiências públicas com empresários, representantes das Câmaras de Comércio e dos trabalhadores dos países que integram o Mercosul. Assim, ressaltou, os parlamentares tomariam conhecimento de suas propostas e as encaminhariam aos órgãos decisórios do bloco.
Athanasof sugeriu que seja elaborado um programa de audiências públicas e que, se possível, as audiências sejam realizadas simultaneamente nos países do Mercosul:
- Em cada país, no mesmo momento, estaríamos debatendo com os atores sociais e econômicos a situação das pequenas e médias empresas - imaginou.
Na discussão, Daniel Betancurt, do FCES, sugeriu que sejam tratados também os temas de fronteira como oportunidade de aprofundamento da integração regional. Segundo ele, na definição dos recursos doFundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), deveriam ser avaliados projetos interfronteiriços.
A discussão travada nesta terça-feira decorre de uma decisão do Conselho do Mercado Comum de pedir ao Grupo Mercado Comum o encaminhamento de alternativas para a constituição de um fundo Mercosul de apoio às pequenas e médias empresas envolvidas em iniciativas de integração produtiva.
07/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Situação de servidores de empresas públicas será discutida a partir de agosto
Pequenas e médias empresas podem ter crédito de US$ 300 milhões
MALDANER DEFENDE FORTALECIMENTO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
Furlan diz que pequenas e médias empresas vão exportar mais
Apex quer pequenas e médias empresas exportando mais
Ana Amélia relata dificuldades de pequenas e médias empresas gaúchas