Suassuna apela por agências de desenvolvimento da Amazônia



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) fez um apelo nessa terça-feira (7) às autoridades federais para que se esforcem e não deixem que se complete o segundo ano de inoperância das Agências de Desenvolvimento da Amazônia (ADA) e do Nordeste (Adene). Ele lembrou que já faz um ano que as antigas Sudam e Sudene foram extintas devido aos casos de corrupção, deixando as Regiões Norte e Nordeste sem as únicas alavancas de desenvolvimento econômico de que dispunham, uma vez que as novas agências ainda não estão funcionando.

- Nós, os nordestinos, os políticos e os empresários, temos nos comportado covardemente. Ficamos paralisados diante de tantos escândalos e nada fizemos. Como ministro, fiz tudo o que pude para agilizar os processos referentes a convênios e repasses de recursos que não tinham irregularidades ou pendências - afirmou.

O senador Maguito Vilela (PMDB-GO) lembrou que a Sudeco também foi extinta sob a promessa de criação de uma nova agência, que até hoje não apareceu. Maguito disse que se existe corrupção em alguma instituição do governo, os corruptos devem ser punidos, mas não é preciso extinguir as instituições.

- Se tiver corrupção no Banco do Brasil, extingue-se o Banco do Brasil? - indagou.

Suassuna defendeu ainda a retomada de projetos importantes para Nordeste como a ferrovia Transnordestina, a transposição das águas do Rio Tocantins para o Rio São Francisco, a revitalização do São Francisco e um gasoduto que substitua o carvão vegetal na indústria da região. Ele lamentou o tempo que está sendo perdido com a inoperância das agências.



07/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna apela por ajuda ao Nordeste

Suassuna apela em favor das vítimas da seca nordestina

SUASSUNA APELA AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PARA PROTEGER REBANHO

Suassuna saúda indicações para agências regionais

Suassuna: só o tempo dirá se agências devem ser mudadas e isso cabe ao Congresso

José Jorge apela ao governo para que designe diretores para as agências reguladoras