Suassuna apela por ajuda ao Nordeste



As chuvas que estão caindo no Nordeste são motivo de alegria, de tristeza e de preocupação para o senador Ney Suassuna (PMDB-PB). Ele disse nesta quinta-feira (22) que fica alegre porque a chuva livra o sertanejo da dependência do caminhão-pipa; fica triste porque a Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene) e a Superintendência de Desenvolvimento do Norte (Sudene) estão paralisadas; e fica preocupado porque o Ministério da Agricultura, por intermédio da Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), ainda não iniciou a distribuição de sementes de milho e feijão para o plantio.

Suassuna citou artigo escrito por Marco Antonio Vila, no jornal Folha de S. Paulo, em que o articulista alerta para que se tome cuidado com um "reducionismo petista" que chegue ao ponto de achar que investir no semi-árido nordestino seja "fazer o jogo das oligarquias". O senador lembrou que o Ministério da Integração Nacional, em 2003, recebeu apenas 30% das verbas aprovadas no Orçamento da União e alertou para a falta de coordenação entre o Banco do Nordeste, a Sudene, a Adene e a Embrapa.

- Apesar da abundância de chuva agora, em 2005 e 2006 volta o ciclo natural e vai haver estiagem muito séria. Se não nos mobilizarmos agora, milhões podem morrer e crescerá a migração para as regiões Sul e Sudeste - previu o senador.



22/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna apela por agências de desenvolvimento da Amazônia

Suassuna apela em favor das vítimas da seca nordestina

Tebet apela por ajuda do governo federal à Varig

SUASSUNA APELA AO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PARA PROTEGER REBANHO

Roberto Cavalcanti apela por ajuda do governo federal para calamidade na Paraíba

GERALDO MELO APELA A FHC POR POLÍTICA ESPECÍFICA PARA O NORDESTE