SUASSUNA DEFENDE A REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse hoje (dia 1º) que assegurar o futuro do Proálcool é questão vital para o Brasil, já que a gasolina não é eterna, enquanto a lavoura de cana-de-açúcar pode ser constantemente renovada.
- A inserção definitiva do álcool carburante e de outras fontes renováveis na matriz energética brasileira é uma questão que diz respeito ao futuro do Brasil como nação independente - observou.
Ney Suassuna considera uma obrigação da geração atual para com as que virão no futuro "viabilizar uma matriz energética compatível com condições ambientais sadias, de efeitos e custos suportáveis para a população", o que, em sua opinião, é plenamente viável com o Proálcool. Também disse que o desenvolvimento de fontes não poluentes de energia é capital para um país do peso do Brasil no cenário mundial.
- O Proálcool não é um programa a ser medido apenas pelos seus aspectos econômicos. Suas implicações sociais e estratégicas são tão ou mais relevantes que as puramente econômicas. Por que então tratarmos o Proálcool como um enjeitado, deixando-o morrer à míngua de recursos e de perspectivas de futuro? -argumentou.
Ney Suassuna disse que foi por essa razão que recebeu com entusiasmo a notícia de que o governo federal pretende reativar o Proálcool, ampliando a incidência do imposto verde ou ambiental, conforme anteprojeto em estudo na Comissão Interministerial do Álcool.
Ele explicou também que, apesar da controvérsia decorrente da natureza polêmica da proposta, em virtude dos seus aspectos operacionais, o presidente da República abre novas perspectivas para a reestruturação das matrizes energéticas no contexto econômico brasileiro, ao defender o Proálcool. E lembrou que reestruturar matrizes energéticas, diversificando as fontes de energia, é política própria de país desenvolvido, que se preocupa com o planejamento estratégico do futuro.
01/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma defende reativação do Proálcool
CARLOS BEZERRA DEFENDE REATIVAÇÃO DO PROALCOOL
CARLOS PATROCÍNIO DEFENDE REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL
JOSÉ IGNÁCIO DEFENDE A REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL
CALHEIROS COBRA DO GOVERNO REATIVAÇÃO DO PROÁLCOOL
Jucá defende volta do Proálcool