Suassuna defende mais um juiz federal na Justiça Eleitoral de cada estado



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) anunciou que passará a apoiar emenda à reforma do Judiciário, apresentada pelo senador José Maranhão (PMDB-PB), que inclui mais um juiz federal na composição da Justiça Eleitoral de cada estado. Ele informou que mudou de posição depois de constatar várias irregularidades no segundo turno da campanha para a prefeitura de Campina Grande.

Na avaliação do senador pela Paraíba, a inclusão de um juiz federal ampliará a independência da justiça eleitoral e diminuirá as pressões políticas que ela sofre do Executivo estadual. Suassuna lembrou que não houve consenso quando o assunto foi debatido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Agora, a poucos dias da eleição, o governo da Paraíba doou mil terrenos no bairro de Cachoeira, um dos mais pobres de Campina Grande, e dispensou o pagamento de 12 mil casas. As pessoas fizeram até uma fogueira para queimar os carnês que estavam para ser pagos. Também temos gravação de cidadãos recebendo carteira de motorista sem fazer teste - afirmou Suassuna.

Segundo o senador pela Paraíba também estariam ocorrendo irregularidades na entrega do vale-gás e no credenciamento do programa do governo que distribui leite para as famílias carentes. Ele comparou que, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi multado em R$ 50 mil por ter feito elogios à prefeita Marta Suplicy, candidata à reeleição em São Paulo, na Paraíba o uso da máquina na campanha não recebeu nenhuma punição.



18/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo defende carreira específica de juiz eleitoral

JANTARES PROMOVIDOS POR SUASSUNA "ESTÃO CADA VEZ MAIS CONCORRIDOS"

Osvaldo Sobrinho defende juiz federal de Mato Grosso

REQUIÃO DEFENDE FIM DA JUSTIÇA ELEITORAL

Renan defende entendimento sobre composição da Justiça Eleitoral

Mozarildo defende reforma na política, nos partidos e na Justiça Eleitoral