SUASSUNA DEFENDE REAJUSTE SALARIAL PARA FUNCIONALISMO



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) defendeu hoje (dia 22) um urgente reajuste salarial para os servidores públicos, que, a seu ver, vêm sendo vítimas de uma "administração econômica equivocada" que lhes usurpa os devidos reajustes e promove umarrocho salarial em nome da contenção dos gastos públicos e do equilíbrio do déficit financeiro, enfrentando injustiça e indesejável desigualdade no tratamento dos seus vencimentos.

Suassuna afirmou que, apesar de fazer parte de uma bancada que tem dado sustentação ao governo Fernando Henrique Cardoso, não se sente "constrangido em defender a categoria dos servidores públicos, principalmente num momento em que se comete terrível injustiça e indesejável desigualdade no tratamento dos seus vencimentos."

- Fica a suspeita, por vezes, de que o governo elegeu o funcionário público para ser o vilão da pátria. Ele é culpado por todas as dificuldades financeiras por que passa o Estado. Se for concedido um reajuste nos vencimentos desses servidores, por pequeno que seja, tem-se a impressão de que a República ameaça vir abaixo sob o impacto do aumento do déficit público.

Ele destacouque os salários estão congelados desde janeiro de 1995, obrigando os servidores a amargar um empobrecimento gradativo frente aos aumentos do custo de vida ocorridos daquela data até agora. E comentou que no mesmo período os aluguéis subiram 212,94%, as despesas com educação e as tarifas públicas aumentaram cerca de 108 e 101%, respectivamente.

- Os servidores estão cada vez mais perplexos diante dessegoverno que abre os cofres públicos para socorrer bancos falidos por problemas de má administração e alega, ao mesmo tempo, insuficiência de fundos ou risco de quebrar o Estado se conceder reajustes nos vencimentos dos funcionários - disse.

Ney Suassuna se referiu particularmente ao caso dos servidores públicos da Paraíba, salientando que o impacto dessa política vai afetar ainda mais a vida já não muito fácil da maioria da população, "onde a participação da renda do setor público tem um peso específico elevado na economia do estado".

Em apartes, Ney Suassuna foi apoiado pelos senadores Romero Jucá (PFL-RR) e Odacir Soares (PFL-RO).



22/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suassuna defende reajuste salarial para professores

Jucá propõe que comissão do Congresso estude reajuste salarial para funcionalismo

Garibaldi diz que aposentados terão perda salarial com reajuste do funcionalismo

Rocha espera que governo assegure reajuste salarial ao funcionalismo

Paulo Duque diz que proposta de reajuste salarial do funcionalismo envolve interesses diversos

Nabor defende reajuste maior para funcionalismo público