Suassuna diz que crise da construção é grande e protesta contra decisão da CEF
- Mas é preciso retirar a vontade do plano puramente subjetivo e retórico - observou. O senador pediu ao governo que garanta a aplicação dos R$ 7,4 bilhões que o conselho curador do FGTS reservou para financiar a construção civil neste ano. "Este é o maior orçamento de toda a história do FGTS."
Suassuna protestou contra a decisão da Caixa Econômica Federal na Paraíba de limitar a 80% do valor do imóvel o financiamento de casa própria. O problema é que a CEF já costuma avaliar por baixo o valor dos imóveis a financiar, o que torna impossível a uma família comprar sua moradia se não tiver em mãos pelo menos 35% do seu valor.
- Na Paraíba, a crise da construção civil, especialmente das pequenas e médias empresas, é assustadora. A situação pode piorar com uma decisão como esta da Caixa - acrescentou.
Para exemplificar como é grande a crise da construção civil, Suassuna informou que o setor tem hoje um peso de apenas 8% no Produto Interno Bruto (PIB), depois de ter representado mais de 20% em décadas passadas. Ele considerou equivocada a linha política adotada pelo governo no ano passado, que destinou os financiamentos do FGTS à compra de imóveis prontos e a materiais de construção.
- Imóvel pronto não cria novos empregos e o financiamento de materiais de construção, da forma como foi feito, só estimula favelização - opinou o senador da Paraíba.
19/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suassuna protesta contra extinção da Sudene
SUASSUNA PROTESTA CONTRA A VIOLÊNCIA NO PAÍS
Suassuna protesta contra extinção da Sudam e da Sudene
Líder do PSOL protesta contra decisão de arquivamento do processo contra juíza que manteve adolescente presa com homens
Ney Suassuna protesta contra abandono de flagelados da seca na Paraíba
Suassuna protesta contra medida que eleva preço do botijão de gás na Paraíba