SUASSUNA GARANTE ORÇAMENTO PRÉ- PARTICIPATIVO PARA REGIÕES



Ao fazer uma exposição durante a última reunião regional da Comissão Mista de Orçamento, realizada hoje (dia 14) em Brasília- referente ao Centro-Oeste - o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) disse que a comissão preservará o hábito de exaurir os debates regionais visando tornar os recursos orçamentários anuais da União pré-participativos permanentemente."Futuramente, quem sabe, essas verbas serão perenemente participativas em relação à comunidade", previu ele

- Nos debates que foram feitos em todas as regiões que visitamos tivemos a oportunidade de corrigir vícios de orçamentos ultrapassados, onde os cidadãos sequer tinhamnoção da ação dos políticos na distribuição dos recursos - dissse o prsidenre da comissão mista.

Também participaram do debate em torno da proposta orçamentária da União para o próximo ano os senadores José Roberto Arruda (PSDB-DF) e Onofre Quinan (PMDB-GO), e o governador do Distrito Federal, Cristovam Buarque, entre outras autoridades.

Na reunião, realizada no Centro de Convenções de Brasília, ficou definido que os parlamentares terão até a próxima terça-feira (dia 21) para apresentar emendas individuais - cada deputado tem direito a apresentar até 20 emendas - e de bancadas.

Suassuna disse ao governador do DF que, "a partir deste momento, a tônicadentro da Comisssão Mista de Orçamento é a de que não haverá mais contigenciamento de verbas, devendo cada setor receber o que lhe é de direito depois de decido pela comissão". E garantiu que a primeira cota do Orçamento deverá sair mesmo em janeiro.

O relator-geral do projeto de Orçamento para 1998, deputado Aracely de Paula, assegurou a execução do calendário de tramitação da matéria até o dia 15 de novembro, confirmando afirmação de Ney Suassuna. Conforme o deputado, durante as reuniões regionais foram dissipadas todas dúvidas sobre distribuição de recursos. "Nós traduzimos à sociedade como se faz a distribuição orçamentária", enfatizou.



14/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tarso atropela decisões do Orçamento Participativo para 2001

Pietroski denuncia manobra para valorizar Orçamento Participativo

Proposta orçamentária para 2009 poderá conter Anexo do Orçamento Participativo

PAUTA DA CCJ DISCUTE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

CCJ VAI EXAMINAR PROJETO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

CAE EXAMINARÁ PROPOSTA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO