Suassuna pede solução para dívida dos produtores agrícolas
O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu, em discurso no Plenário, nesta terça-feira (27), uma solução definitiva do governo para a dívida dos produtores agrícolas da Paraíba, tendo recebido apoio do presidente do Senado, Renan Calheiros. Suassuna destacou as dificuldades enfrentadas, particularmente, pelos plantadores de cana e milho, e Renan disse que o problema dos agricultores de todo o Nordeste reflete a falta de uma política que acabe com as desigualdades regionais.
Parte da solução para amenizar a questão da dívida dos agricultores, com carência para período de pagamento e outras medidas, segundo Suassuna, já foi votada no Senado mas ainda aguarda análise na Câmara dos Deputados. Essa medida precisa ser logo aprovada, argumentou o senador, pois resolverá o problema do semi-árido.
Sobre os plantadores de cana na Paraíba, Suassuna disse que havia 2.700 e hoje só restam 400. Muitos usineiros do estado já estão com usinas funcionando em outros locais, mas os plantadores estão em prejuízo, pois até agora não receberam.
- Eles estão passando por verdadeiras agruras financeiras - disse Suassuna, observando que a adoção de 70 máquinas no setor representa a perda de 4.700 empregos. O senador disse ainda que o problema afeta outros estados do Nordeste - ressaltou.
O parlamentar defendeu uma equalização para o setor da cana-de-açúcar e também para o do milho. Disse que, por ser o Brasil um país continental de grande dimensão, o Nordeste sofre com a questão da falta de incentivo para a alimentação do milho para o ser humano. Só há inventivo para esse produto para ração animal, lembrou ainda.
Nesse momento, em aparte, Renan Calheiros elogiou a oportunidade do discurso de Suassuna e disse que há ausência de uma política que ponha fim à desigualdade regional.
- Nos Estados Unidos, houve uma política para combater a desigualdade. Na fusão das duas Alemanhas, a Alemanha Ocidental investiu 500 milhões de dólares na Alemanha Oriental. Isso não estamos tendo no Brasil - disse Renan.
Segundo o presidente do Senado, por ocasião da votação da dívida dos produtores agrícolas, ele falou pessoalmente, em nome dos lideres partidários, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tratou desse assunto. Disse que, só em Alagoas, existem mais de duas mil pessoas nessa situação, mas defendeu que a renegociação das dívidas deve abranger produtores agrícolas de todos os estados.
-Não dá para resolver só a metade da situação - afirmou Renan.
Suassuna disse, então, que irá conversar com as lideranças sobre o assunto, pois não é justo que somente alguns casos que já foram encaminhados para o Tesouro Nacional sejam negociados.27/06/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges lamenta falta de solução para divida dos produtores de cacau
Suassuna pede ao governo solução para Sudene
Suassuna pede solução para endividamento dos agricultores
Mauro Miranda pede solução para produtores goianos inadimplentes com o FCO
Valadares pede MP para dar solução definitiva à dívida dos pequenos agricultores
Eduardo Siqueira Campos pede a Palocci solução para dívida do Prodecer