Suassuna pede solução para endividamento dos agricultores



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) pediu, nesta segunda-feira (3), ao novo ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, e à equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva que encontrem rapidamente uma solução para o endividamento dos agricultores nordestinos.

- Apesar do bom inverno, estamos com uma tremenda insegurança sobre quando isso será resolvido. Isso dá uma aflição no setor porque coisas pequenas transformaram-se em monstros por causa dos juros - disse.

Suassuna lembrou que o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, já estava sensibilizado com o problema e se empenhava na busca de uma solução, mas todas as tentativas fracassaram.

- Parece aquelas coisas de mitologia grega, onde tudo o que é feito de dia é desfeito à noite - assinalou.

O senador ainda frisou que persistem os problemas em relação à competição entre as Regiões Sudeste e Nordeste no plantio de cana de açúcar e implantação de usinas de álcool e açúcar, além da equalização no subsídio do milho. Ele lembrou que o milho destinado ao consumo animal desfruta de um subsídio no valor de R$ 5 por saca, enquanto que o milho destinado ao consumo humano não tem subsídio.

03/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CARLOS PATROCÍNIO PEDE SOLUÇÃO PARA O ENDIVIDAMENTO MUNICIPAL

Suassuna pede ao governo solução para Sudene

Suassuna pede solução para dívida dos produtores agrícolas

Valadares pede MP para dar solução definitiva à dívida dos pequenos agricultores

Garibaldi pede solução urgente para dívida dos pequenos e médios agricultores do Nordeste

Flexa Ribeiro pede solução para impasse entre agricultores e índios em São Félix do Xingu