Suassuna quer programa de casa própria para deficiente físico



Projeto do senador Ney Suassuna (PMDB-PB) cria o Programa Especial de Acesso à Moradia com o objetivo de facilitar a compra da casa própria à pessoa portadora de deficiência. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e o relator indicado é o senador Sebastião Rocha (PDT-AP), que elabora seu parecer.

O programa será gerido pela Caixa Econômica Federal e financiado com recursos provenientes dos depósitos da caderneta de poupança, com taxa de juro máxima de 7% ao ano e prazo de 360 meses. O financiamento será integral, mas a renda familiar do comprador deve chegar só até dez salários mínimos.

Ney Suassuna argumenta na justificação da proposta que as pessoas portadoras de deficiência física encontram-se numa posição notadamente vulnerável dentro do contexto competitivo da sociedade contemporânea.

"Detentoras quase sempre de empregos de baixa remuneração, essas pessoas vêem distanciar-se, dia-após-dia, o sonho da casa própria, vendido em condições que estão muito acima de sua capacidade aquisitiva", afirma o senador em sua justificativa.



14/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA QUER MAIS FACILIDADE PARA ELEITOR DEFICIENTE FÍSICO

Autoescola deverá ter veículo adaptado para deficiente físico

Coral faz homenagem ao Dia Internacional do Deficiente Físico no Poupatempo Taubaté

VALADARES SUGERE PROGRAMA PARA FACILITAR CONSTRUÇÃO DA CASA PRÓPRIA

CAE examina na terça-feira programa para facilitar construção da casa própria

Valmir Amaral elogia programa de financiamento do governo para a casa própria