SUASSUNA: SECA ESTÁ ATINGINDO O NORDESTE, MAS NINGUÉM SE PREOCUPA



O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou hoje (dia 12) que o Nordeste está enfrentando mais uma seca, mas "ninguém toma conhecimento ou providências para amenizar seus efeitos", porque o governo só se preocupa com o pacote de medidas de ajuste fiscal.

Ele disse que na região do Brejo Paraibano, há meses que muita gente não sabe o que é tomar banho. "O Brejo, como o próprio nome diz, sempre foi a área com mais água, mas agora está seco. Com isso, é possível imaginar o que está acontecendo com o resto do Nordeste, onde vivem mais de 30% dos brasileiros", assinalou.

- Este é um país até engraçado. A cada seca mais prolongada no Nordeste, gasta-se até R$ 1 bilhão para amenizar seus efeitos. Mas bastariam R$ 2 bilhões para transpor as águas do rio São Francisco, levando água a 16milhões de pessoas - observou o senador pela Paraíba.

Em aparte, o senador José Alves (PFL-SE) lembrou que o governo decidiu cortar exatamente metade dos incentivos concedidos dentro do Finor, num momento em que o Nordestemais uma vez enfrenta uma seca. "É uma insensibilidade do governo. Nunca é demais lembrar que o Nordeste só recebe 9% dos incentivos fiscais dados no país, enquanto 60% se direcionam ao Centro-Sul. Mas as pessoas acham que é só o Nordeste que recebe incentivos", disse Alves.



12/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ney Suassuna volta a alertar para a seca no Nordeste

SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS CONTRA SECA NO NORDESTE

SUASSUNA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA COMBATER A SECA NO NORDESTE

SUASSUNA QUER SENSIBILIZAR IMPRENSA PARA O PROBLEMA DA SECA NO NORDESTE

Suassuna pede o apoio dos senadores na busca de soluções para a seca no Nordeste

SUASSUNA DIZ QUE NORDESTINO ESTÁ DESESPERADO COM A SECA