Subcomissão da Criança recebeu denúncia de negligência médica
Já foi instaurado Inquérito Civil junto ao Ministério Público para apurar os fatos e indiciar os responsáveis. São citados no processo o Hospital Fundação Universitária de Cardiologia do RS e o Departamento Médico Legal, além dos médicos responsáveis pelo caso.
“Nem o hospital nem o DML deram a causa morte, não querem se comprometer, fato que caracteriza incompetência, erro, negligência e omissão”, afirma José Airton da Silva Francelino, pai da menina. Ele afirma ainda que muitos outros casos têm ocorrido neste hospital e a Subcomissão é sua última esperança: “Não acreditávamos mais em nada, agora voltamos a acreditar”, concluiu.
Segundo os pais, a menina foi encaminhada à emergência do hospital na tarde do dia 06/08/2000, após vômitos e uma queda de temperatura. Sem qualquer exame, foi diagnosticada infecção generalizada, logo após anemia profunda, e por fim meningite, doença para a qual Lorraine foi medicada. Porém, após algum tempo recebendo forte medicação, a menina teve uma parada cardíaca, não resistindo.
A deputada Maria do Rosário (PT), relatora da Subcomissão, afirma que a grave denúncia que o pai traz a Subcomissão impõe a seriedade nas investigações. “A Subcomissão não tem uma solução imediata, mas queremos ouvir os depoimentos e encaminhar nossa versão ao Ministério Público”, acrescentou a parlamentar, comprometendo-se em realizar uma audiência com a família, representantes do hospital, DML e Ministério Público logo no início de 2002, após o recesso parlamentar.
12/18/2001
Artigos Relacionados
Subcomissão da Criança recebe denúncia de abuso em grupo de escoteiro
Tião Viana denuncia negligência hospitalar com doente de baixa renda
Criança deve praticar esportes com orientação médica
(Flash) - Disque-Denúncia já recebeu mais de 70 ligações nas primeiras horas de operação
Instalada Subcomissão da Criança e da Juventude
Subcomissão dos Direitos da Criança vai ao Interior