Subcomissão debate aposentadoria rural



A Subcomissão do Sistema de Previdência Rural, que tem como relator o deputado Elvino Bohn Gass (PT) realiza durante todo o dia de hoje, no plenarinho da Assembléia Legislativa, encontro para tratar das políticas da previdência rural. Pela manhã, recebeu o coordenador geral de Legislação e Normas do Ministério da Previdência, João Donadon.

Ele esclareceu que, embora existam uma série de dificuldades para a aposentadoria do trabalhador rural, também é verdade que se obteve um avanço na última década, depois de várias tentativas frustradas de se estabelecer o benefício para a categoria. O governo, segundo ele, estuda alternativas para resolver as situações mais complicadas, entre elas, o fato de que não há vinculação entre o que o trabalhador contribui e o que recebe como aposentadoria, que é um salário mínimo.

Outra preocupação é quanto a comprovação para receber a aposentadoria. Donadon disse que o ministério está buscando alternativas para garantir a indentificação e armazenamento de todas as pessoas para que, no futuro, se conceda o benefício independentemente de comprovações. O sistema seria o mesmo utilizado para os trabalhadores urbanos.

Representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, prefeitos, vereadores e diversas entidades ligadas ao setor participam do evento.


05/09/2002


Artigos Relacionados


Ministro da Previdência debate aposentadoria rural

AGU afasta concessão de aposentadoria rural

Aposentadoria especial rural é para agricultores de subsistência

Para AGU, aposentadoria rural só pode ser concedida após comprovação de trabalho

Prorrogação do prazo para aposentadoria por idade do trabalhador rural está na pauta da CRA

Parecer de Jucá derruba MP que ampliaria prazo para pedido de aposentadoria rural