Subcomissão do Cinema vai ouvir ministro da Cultura na próxima semana



O ministro da Cultura, Francisco Weffort, será o primeiro representante do governo a ser ouvido pela Subcomissão de Cinema, Comunicação Social e Informática, conforme requerimento do seu presidente, senador Freitas Neto (PFL-PI), aprovado nesta quinta-feira (dia 24). A audiência pública será realizada na próxima quinta-feira (dia 31) às 9h e contará também com a participação do produtor de cinema Luís Carlos Barreto e o pesquisador e diretor Gustavo Dahl ou o distribuidor Rodrigo Saturnino Braga.

Com a definição desses nomes, a subcomissão inicia a segunda etapa das suas atividades. Durante a reunião, o senador Francelino Pereira (PFL-MG) - relator da primeira etapa dos trabalhos (de julho de 1999 a novembro de 2000) - distribuiu uma cópia do seu relatório. O documento inclui os debates realizados com produtores, distribuidores, exibidores e gente do mundo acadêmico, além de recomendações voltadas para fortalecer a produção audiovisual brasileira, que hoje ocupa menos de 20% do mercado interno.

Freitas Neto esclareceu que os nomes incluídos em seu requerimento integram o Grupo Executivo de Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica (Gedic), criado pelo governo para definir políticas públicas para o setor de audiovisual. O grupo é coordenado pelo ministro Chefe da Casa Civil, Pedro Parente, e dele fazem parte oito representantes do Executivo e cinco nomes ligados às atividades cinematográficas.

O vice-presidente da subcomissão, senador Roberto Saturnino (PSB-RJ), se disse otimista em relação aos resultados que poderão ser alcançados com a colaboração do Congresso, do Executivo e "dos próprios interessados, em prol do cinema brasileiro".

Comunicação e Informática

O senador Geraldo Cândido (PT-RJ) recomendou que a subcomissão se empenhe em regulamentar o Conselho de Comunicação, criado pela Constituição de 1988. Na sua opinião, os interesses da sociedade certamente serão mais observados nos processos de outorga e renovação de rádios e TVs com a regulamentação do conselho.

Cândido criticou ainda recente medida provisória em que o próprio Executivo se concede o poder de fornecer autorização provisória para outorga e renovação no setor de radiodifusão sonora e visual. Para o senador, a MP representa mais um avanço do Executivo nas atribuições do Congresso.

Roberto Saturnino, que registrou seu apoio quanto à importância da regulamentação do Conselho de Comunicação, propôs a realização de audiência pública com representantes da Rádio MEC. Ele lamentou que essa emissora esteja atravessando "um momento difícil", marcado pela falta de funcionários e de aparelhagem, o que se reflete na qualidade da sua programação. O senador Geraldo Althoff (PFL-SC), por sua vez, propôs-se a apresentar sugestões atividades para a subcomissão no campo da informática.

24/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUBCOMISSÃO DE CINEMA OUVIRÁ MINISTRO DA CULTURA

SUBCOMISSÃO DE CINEMA OUVIRÁ MINISTRO DA CULTURA

CPI vai ouvir Greenwald, Petrobras e ANP já na próxima semana

CRA vai ouvir ministro da Justiça sobre demarcação de terras na próxima quinta-feira

Conselho de Ética vai ouvir jornalistas da "Isto É" na próxima semana

SUBCOMISSÃO DE CINEMA OUVIRÁ SECRETÁRIO DO MINISTÉRIO DA CULTURA