Sudam treina municípios para maior captação de recursos federais



Começou nesta terça-feira (18) mais uma capacitação de gestores municipais para uso da plataforma Siconv (Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal). O curso é oferecido pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e vai até a próxima sexta-feira (21). O Siconv é um sistema eletrônico onde são submetidos projetos que recebem verbas federais para execução de ações em áreas como infraestrutura, saúde e agricultura.

O primeiro dia do curso contou com cerca de 15 participantes dos municípios paraenses de Cachoeira do Piriá, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Mãe do Rio, Nova Timboteua, São João de Pirabas e Ulianópolis. Eles aprenderão o passo a passo da elaboração, execução, acompanhamento e prestação de contas de contratos e convênios firmados com o Governo Federal por meio do Siconv.

O primeiro dia da capacitação contou com a presença do superintendente da Sudam, Djalma Mello. Ele ressaltou a importância da profissionalização das prefeituras para que possam captar o máximo possível de verbas do governo federal para seus municípios, e geri-las de maneira clara e eficiente.

Durante a apresentação da plataforma do Siconv, a Assessora de Gestão Institucional da Superintendência, Keyla Rodrigues, destacou que a partir do domínio do Siconv as prefeituras devem ser proativas e criar bancos de projetos, já preparados e formatados para inserção na plataforma. Isso evita projetos feitos de última hora, sem consistência técnica e que dificilmente são aprovados.

Para Wagner Souza, o banco de projetos é uma das boas ideias que surgiram já no primeiro dia de curso. Ele é assessor institucional do município de Ipixuna do Pará e está no curso acompanhado de Carlos Vieira Almeida Guedes, Secretário de Administração e Planejamento do mesmo município. O secretário destaca que é a primeira vez que realizam o curso e a expectativa é agilizar o processo de captação de recursos em Ipixuna.

Já Lídia Miranda Lorena, diretora do Departamento de Convênios da prefeitura de Ulianópolis, e o técnico da Secretaria de Meio Ambiente do mesmo município, Romário Ferreira Silva, já participaram de cursos similares duas outras vezes. No curso oferecido pela Sudam, eles estão focados em conteúdos específicos: “desde que fizemos o curso pela primeira vez, já tivemos alguns projetos aprovados e agora estamos aqui para aprimorar o conhecimento sobre a parte de prestação de contas” diz Lidia. “Queremos sair daqui doutores e doutoras em Siconv”, afirma Romário.

Esta é a quinta turma de treinamento em Siconv oferecida pela Sudam. A primeira foi ofertada em 2013 para 18 prefeituras do estado do Mato Grosso. Desde então, o curso também já atendeu prefeituras do Amazonas e Pará. A capacitação dos técnicos municipais foi eleita prioridade considerando a dificuldade das prefeituras em acessar recursos do Governo Federal e realizar convênios com a própria Sudam.

O próximo curso está previsto para Março, também em Belém, e a capacitação está disponível para qualquer prefeitura da Amazônia Legal, bastando apenas que seus representantes entrem em contato com a Assessoria de Gestão Institucional da Sudam no telefone (91) 4008-5464.

Fonte:
Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia



18/02/2014 17:47


Artigos Relacionados


José Jorge defende maior repasse de recursos federais para municípios

Covatti cobra recursos federais para municípios atingidos pela seca

Mozarildo Cavalcanti defende maior volume de recursos para estados e municípios

GILVAM PROPÕE QUE MUNICÍPIOS TENHAM MAIOR AUTONOMIA PARA GERIR RECURSOS DA SAÚDE

Municípios serão fiscalizados quanto à correta aplicação dos recursos federais

Defesa Civil orienta municípios de Minas Gerais a pedir recursos federais