Suplicy adia visita ao Iraque por medida de segurança



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) anunciou em Plenário, nesta quinta-feira (22), decisão de adiar, por ora, sua ida ao Iraque para expor o programa de renda mínima a dirigentes e líderes daquele país. O convite ao senador foi feito pelo Conselho de Representantes do Iraque.

O motivo da desistência, segundo informou Suplicy, é a falta de segurança no Iraque, em conflito desde a invasão pelos Estados Unidos, ocorrida há quatro anos, completados na última terça-feira.

Suplicy disse que tomou a decisão por recomendação do ministro Celso Amorim, feita por intermédio do secretário-executivo do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, os quais reputa como amigos.

- Informo que aceito o convite [do Conselho de Representantes do Iraque], mas para a oportunidade em que maior segurança e maior tranqüilidade possam ser dadas a esta missão- disse o senador, que considerou a ponderação do ministro Celso Amorim "prudente". Suplicy lembrou da queda de um foguete, ocorrida nesta quinta-feira, próximo ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, que dava entrevista ao lado do primeiro-ministro do Iraque, Nuri al-Maliki, na denominada área verde, supostamente segura.

Suplicy afirmou que aguardará ocasião mais apropriada para apresentar o Programa de Renda Mínima que, na sua avaliação, poderá auxiliar no processo de redemocratização e reconstrução do Iraque.

Marta Suplicy

O senador petista parabenizou Marta Suplicy, sua ex-esposa, pela escolha para ocupar a pasta do Turismo em substituição ao ministro Walfrido Mares Guia. Por estar impossibilitado de comparecer à cerimônia, o senador fez votos de êxito à futura ministra em sua gestão e afirmou estar certo de sua qualificação para o cargo.



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy relata viagem ao Iraque

Suplicy: guerra do Iraque já custa US$ 2 trilhões

Suplicy apresenta relatório de viagem ao Iraque

Suplicy leva mensagem pacifista ao Iraque

Suplicy relata, aos senadores da CRE, viagem que fez ao Iraque

Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque