Suplicy ainda aguarda que Obama anuncie o fim do bloqueio a Cuba




"A amizade entre o Brasil e os Estados Unidos alcançou um novo nível com essa visita de Barack Obama". Ao avaliar dessa forma a visita que o presidente norte-americano fez ao país nesse final de semana, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) expressou pelo menos uma expectativa frustrada: a de ouvir o presidente Obama anunciar que iniciaria o processo para acabar com o bloqueio econômico à Cuba.

O senador por disse que continuará aguardando um pronunciamento a respeito de Cuba no prosseguimento da visita que o presidente Obama está fazendo à América Latina. Eduardo Suplicy declarou que será significativo se a intenção de acabar com o bloqueio econômico for anunciada em El Salvador, na presença do presidente Maurício Funes, político considerado progressista.

- Quem sabe ele possa anunciar o fim dos muros que separam os Estados Unidos do México e de toda a América Latina para que todos possam ir e voltar com maior liberdade. A decisão de acabar com o bloqueio econômico a Cuba poderia até estimular aquele país, como parece que já está acontecendo, a libertar pessoas dissidentes por opiniões - afirmou Suplicy.

Durante almoço oferecido no Itamaraty, Eduardo Suplicy entregou ao presidente norte-americano carta dos comitês da Rede de Renda Básica Garantida e de Rede Mundial de Renda Básica. O documento pede a Obama que amplie a experiência do Bolsa-Família e do Dividendo do Alasca avançando na direção de um programa de Renda Básica nos Estados Unidos.

Através da carta entregue por Eduardo Suplicy, o co-presidente da Rede Mundial da Renda Básica, Karl Widerquist, convida o presidente Barack Obama a enviar representante do seu governo para participar do workshop "Exportando o modelo do Alasca". O evento será realizado no diz 22 de abril, na Universidade de Alaska-Anchorage. Pesquisadores debaterão a implantação e a melhoria de programas de renda mínima.

Junto com o documento dos dois comitês de renda básica, Suplicy entregou correspondência dele próprio ao presidente dos Estados Unidos. Na carta ele comunica que o Brasil já aprovou lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que institui passo a passo a Renda Básica de Cidadania a todos os habitantes do país. O senador opinou que o programa ajudará a presidente Dilma Rousseff a cumprir seu objetivo de erradicar a pobreza absoluta e promover mais igualdade e justiça.



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede a Obama que anuncie fim do bloqueio dos EUA a Cuba durante visita ao Brasil

Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba

Suplicy quer adiar votação de requerimentos sobre bloqueio a Cuba e fechamento de Guantánamo

Suplicy acredita que Obama será sensível a apelo de Lula em relação a Cuba

BENEDITA QUER FIM DE BLOQUEIO A CUBA

Comissão pede fim de bloqueio econômico dos EUA a Cuba