Suplicy aponta contradição do governo americano
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou nesta quinta-feira (4), durante debate com o ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, se a atitude do governo dos Estados Unidos de impor barreiras à importação de aço não seria contraditória com o propósito de Washington de concluir até 2005 as negociações para a implantação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).
Em resposta, Lafer disse que o governo detecta, sim, uma contradição. "E esta é uma contradição a ser cobrada", disse o ministro, após recordar que, nas negociações sobre a Alca, o Brasil tem enfrentado o "núcleo duro" do protecionismo norte-americano.
Suplicy observou que o debate realizado em Plenário estava sendo acompanhado não apenas por empresários, mas também por representantes de trabalhadores do setor - que chegam, atualmente, a 67 mil. O senador defendeu ainda o aprofundamento da colaboração, neste assunto, entre o Executivo e o Legislativo. Nos Estados Unidos, lembrou, o governo e o Congresso trabalham unidos na defesa dos empregos dos trabalhadores norte-americanos.
04/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes Ferreira aponta contradição do governo no controle da inflação
Alvaro Dias aponta contradição em postura do governo diante de greves
Arthur Virgílio aponta "contradição" do governo Lula quanto a privatizações
Cyro Miranda aponta contradição em reação do governo a rebaixamento da nota do país
Relator aponta contradição em depoimentos
Geraldo Melo aponta contradição em discurso do PT