SUPLICY APRESENTA CRONOGRAMA DE ESTUDOS SOBRE DOLARIZAÇÃO



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nesta terça-feira (dia 27) o cronograma de atividades do Grupo de Trabalho sobre Assuntos Monetários Internacionais para os próximos 12 meses. Os temas a serem abordados pelo grupo são a dolarização, regimes ou modelos cambiais, crises financeiras, conversibilidade, controles sobre movimentos de capitais e reforma da arquitetura financeira internacional. O grupo é integrado pelos senadores Bernardo Cabral (PFL-AM), Jefferson Péres (PDT-AM), José Fogaça (PMDB-RS) e Roberto Saturnino (PSB-RJ).
O cronograma prevê audiências públicas com integrantes do governo, como o presidente do Banco Central, Armínio Fraga, e o ministro da Fazenda, Pedro Malan, e com estudiosos do assunto. Entre os especialistas brasileiros foram arrolados o deputado Delfim Netto (PPB-SP) e os economistas Fernão Bracher, Paulo Nogueira Batista Júnior e Luiz Gonzaga Belluzzo. De outros países, o grupo pretende trazer para os debates especialistas como Rudiger Dornbusch, Guillermo Calvo e Paul Krugman.
De acordo com o ofício lido na Comissão por Suplicy, o grupo pretende investigar o modelo ou regime cambial mais adequado aos países em desenvolvimento e se esses países devem apostar em uma reforma financeira internacional ou tomar medidas de autoproteção. O presidente da CAE, senador Ney Suassuna (PMDB-PB), afirmou que a proposta do grupo de trabalho deverá ser aprovada na próxima reunião da comissão, que será realizada ainda esta semana.

27/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY QUER PRESENÇA DE GROS NA CAE PARA FALAR SOBRE DOLARIZAÇÃO

SUPLICY FAZ ALERTA CONTRA A DOLARIZAÇÃO

Suplicy anuncia seminário que vai discutir dolarização

SUPLICY ALERTA CONTRA RISCO DE DOLARIZAÇÃO

IPT apresenta estudos sobre a sanidade das árvores urbanas

Centro de estudos do setor elétrico apresenta análise sobre renovação de concessões