Suplicy presta contas de sua viagem ao Oriente Médio



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a prestar contas de sua viagem ao Oriente Médio, como convidado do embaixador de Israel no Brasil, para participar com o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) de um seminário organizado pelo governo israelense para parlamentares latino-americanos. Nesta quarta-feira (23), Suplicy leu em Plenário uma carta-relatório que lhe foi enviada, a pedido, pelo embaixador brasileiro em Israel, Sérgio Moreira Lima.

A visita de Suplicy e Suassuna ocorreu entre os dias 14 e 16 de julho. No mesmo dia da chegada, Suplicy visitou o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Yasser Arafat, e só não foi recebido pelo primeiro ministro Mahmoud Abbas (conhecido como Abu Mazen) porque ele estava em encontro preparatório para a reunião de cúpula da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

O embaixador relata os encontros de Suplicy e Suassuna com autoridades palestinas e de Israel e menciona a carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos primeiros ministros da Palestina, Abu Mazen, e de Israel, Ariel Sharon, com uma mensagem de paz, de estímulo, e com a menção de que há no Brasil fortes comunidades judaicas e árabes.

No encontro com Arafat, Suplicy leu pausadamente a carta de Lula em inglês, e ouviu do líder palestino que o senador brasileiro era um aliado da causa de seu povo. Arafat lamentou estar isolado pelo exército de Israel, que o toque de recolher tenha sido imposto pelos israelenses em Ramallah, porque a região é território ocupado, e considerou a situação -humilhante e desproporcional-.

Em Israel, relata o embaixador, Suplicy e Suassuna estiveram com o presidente do Knesset, o Parlamento israelense, com o representante do primeiro ministro (Sharon estava em viagem à Noruega), e com o ex-primeiro ministro trabalhista Shimon Peres, Prêmio Nobel da Paz.



23/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina

Suassuna faz defesa da viagem de Lula ao Oriente Médio

Suplicy destaca avanço do processo de paz no Oriente Médio

Suplicy conclama esforços pela paz no Oriente Médio

Suplicy conclama o Congresso a ajudar no processo de paz no Oriente Médio

Suplicy sugere que Brasil tem muito a contribuir para a paz no Oriente Médio