SUPLICY ESPERA VOTAÇÃO DO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse hoje (5) que espera a votação, ainda neste semestre, do Programa de Garantia de Renda Mínima, que "se encontra tramitando de formas diferentes" no Senado e na Câmara. O senador entende que esse programa é uma maneira decontribuir para a erradicação dosproblemas sociais do país.

-Estamos agindo para contribuir com o que está escrito no artigo 3º da Constituição brasileira, quando diz que é princípio fundamental da nação a erradicação da miséria, a melhoria da distribuição da renda e da riqueza, a diminuição das desigualdades sócio-econômicas - afirmou.

Suplicy informou que seu projeto em tramitação na Câmara recebeu parecer favorável do deputado Germano Rigotto (PMDB-RS) e encontra-se pronto para ser votado na Comissão de Finanças e Tributação daquela Casa, onde recebeu algumas emendas. No Senado, conforme disse, o projeto está sendo analisado pela relatora Emília Fernandes da Comissão de Educação.

O senador disse que o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso "ainda não se deu conta da gravidade da crise social no país". Segundo Suplicy,apesar de o presidente da República e alguns dos seus auxiliares da área econômicaterem procurado destacar que a estabilidade de preços, a diminuição da inflação e do imposto sindical, seria suficiente para tranqüilizar o governo e resolver a questão social, isso não ocorreu.

Na opinião de Eduardo Suplicy, o progresso na área social do país tem desempenho extremamente moderado, e se mostra insuficiente e muito aquém do que poderia ter sido realizado, especialmente em função de o Brasil continuar sendo um dos campeões das desigualdades econômica e social.

Quanto à reforma agrária, Eduardo Suplicy salientou que a meta governamental vem sendo atingida de forma muito lenta. Ele destacou levantamento da Universidade de Brasília, a partir de informações do Incra, segundo o qual até 30 de junho de 97 serão assentadas apenas 12.503 famílias, embora a meta do governo fosse assentar 80 mil famílias este ano.

Em aparte, a senadora Emília Fernandes (PTB-RS) elogiou o discurso de Suplicy e afirmou que o projeto do senador"representa uma proposta de igualdade, de justiça e cidadania para a população mais carente do país".



05/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY INSISTE NO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

Suplicy condena mudança no programa de renda mínima

SUPLICY DEFENDE PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA EM SÃO PAULO

SUPLICY COBRA REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA

Suplicy lembra que Campos apoiava programa de renda mínima

SUPLICY REBATE CRÍTICAS DE FREIRE A PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA