SUPLICY CRITICA FHC POR SE RECUS A DEBATER COM OUTROS CANDIDATOS
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez hoje (dia 5) um apelo para que o presidente Fernando Henrique Cardoso participe de debates entre os candidatos à Presidência da República. Suplicy comentou declaração feita por Fernando Henrique ao jornal Folha de S. Paulo, em 26 de junho, na qual o presidente se nega a "participar de debates" no primeiro turno, admitindo que pode mudar de idéia "se cair nas pesquisas".
Suplicy disse que as palavras do presidente revelam "descaso e até desprezo pela opinião pública". O senador lembrou que, em 1985, Fernando Henrique criticou duramente o então candidato à Prefeitura de São Paulo, Jânio Quadros, por se negar a debater com outros candidatos. Na época, Fernando Henrique disse que a postura de Jânio Quadros era uma "lástima" e que ele estava tentando, "simplesmente, fugir do debate".
Para o senador, a postura do presidente revela que ele não quer ser questionado sobre assuntos como as taxas de desemprego, a desigualdade social, índice de criminalidade, o Proer e a lentidão da reforma agrária. A recusa à discussão é "um golpe naqueles que acreditavam que, como presidente, Fernando Henrique iria contribuir para aperfeiçoar a democracia brasileira", completou.
Os debates entre os candidatos à presidência nos Estados Unidosforam mencionados pelo senador como exemplo de momentos em que a democracia é fortalecida. Suplicy citou presidentes que, sendo candidatos à reeleição, participaram de debates, como Richard Nixon, George Bush e Bill Clinton.
Suplicy sugeriu às Mesas do Senado e da Câmara que realizem, através de seus canais de televisão (TV Senado e TV Câmara),um debate entre os candidatos e que Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), presidente do Senado, e Michel Temer, presidente da Câmara, reforcem seu apelo para que Fernando Henrique participe dele.
Detalhando sua proposta, Suplicy explicou que a presença dos candidatos pode ser negociada, de modo que apenas três deles participem de cada debate. Dessa forma, o senador acredita que as exigências da lei eleitoral, que determinam a participação de todos os candidatos nos debates, podem ser cumpridas e o debate realizado.
05/08/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY CRITICA POSSÍVEL CANCELAMENTO DE DEBATE ENTRE CANDIDATOS A PREFEITO
Lula sobe e outros candidatos caem
CE vai debater reformas educacionais que tiveram sucesso em outros países
Seminário internacional vai debater experiência de outros países na reforma de códigos processuais
Suplicy anuncia que outros ministros virão ao Senado defender CPMF
Gleisi critica presidente do STF por lançar suspeita sobre outros ministros