Suplicy critica programa econômico de Alckimin



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) criticou em Plenário, nesta quinta-feira (6), o que considerou como "pistas" do que o candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, pretende fazer em matéria de política econômica.

Suplicy afirmou que Alckmin, apesar de condenar freqüentemente o PT e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não ter projeto "com começo, meio e fim", ainda não apresentou até o momento um projeto claro e definido sobre a política econômica que pretende adotar caso seja eleito.

Baseando-se em declarações de Alckmin feitas em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, Suplicy criticou medida do tucano proposta no campo da gestão pública. Para Suplicy, promessas de Alckmin como a da reforma tributária não podem ser postas em pratica facilmente.

- Ninguém pode ser contra esses princípios genéricos[de eficiência tributária e eficiência nos gastos]. Mas sabemos que a máquina pesada do governo federal dificilmente se mostra capaz de gerar grandes ganhos de eficiência e produtividade em curto prazo- observou Suplicy, criticando a palavra "eficiência", muito recorrente nos pronunciamentos de Alckmin.

Suplicy lembrou ainda que a "ênfase na questão do déficit fiscal" como ponto de partida para possibilitar a redução das taxas de juros praticadas no país não é consensual entre os economistas brasileiros.

- Não é unânime o ponto de vista de que a prática de uma política econômica mais flexível pressupõe necessariamente um grande ajuste fiscal prévio ou concomitante. Não é unânime a avaliação de que seria impossível praticar juros civilizados sem fixar uma meta de déficit zero- disse.

Em aparte, Heráclito Fortes (PFL-PI) perguntou a Suplicy que partido estaria faltando com a ética, se PSDB, PFL, ou PT, uma vez que Suplicy dissera, no início de seu discurso, que o debate político entre governo e oposição está sendo travado predominantemente no campo da ética. Heráclito elogiou também Suplicy pela sua conduta ética ao assinar, contrariando orientação do PT, requerimento para a criação da CPI dos Correios.



06/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY CRITICA PROGRAMA "ALIMENTO PARA SÃO PAULO"

Suplicy critica exigência de nota fiscal do programa Fome Zero

Suplicy destaca progresso econômico da China

GENOÍNO CRITICA MODELO ECONÔMICO QUE ORIENTA O PPA

Suplicy destaca reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

Mão Santa critica baixo crescimento econômico brasileiro