Suplicy: cupom de alimentação será primeiro passo para renda mínima



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse nesta terça-feira (5) que a adoção de programa de cupom de alimentação, conforme anunciado pela equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, será um primeiro passo na direção da garantia de uma renda básica de cidadania.

- O direito do brasileiro à alimentação e à vida com dignidade tem que deixar de ser visto como favor ou dádiva de governantes. Participar da riqueza da nação deve ser um direito assegurado a todos os brasileiros ­- afirmou o senador.

Suplicy participou de entrevista coletiva junto do coordenador do programa Fome Zero do próximo governo, José Graziano, e disse que não é possível eliminar a fome esperando que a renda cresça e seja bem distribuída. Para ele, o combate à fome exige políticas complementares específicas. -O cupom de alimentação pode ser uma delas-, esclareceu.

Graziano explicou que o combate à fome é a melhor forma de iniciar o combate à pobreza. Ele disse que a idéia do novo governo é de executar um programa piloto em 2003, que atenderia 20% das cerca de 10 milhões de famílias em -estado de insegurança alimentar-. No primeiro ano, seriam privilegiados os municípios em situação de calamidade, especificamente devido à seca no Nordeste.

Uma vantagem da distribuição dos cupons alimentação, na avaliação de Graziano, seria o efeito que o programa teria na economia, especialmente na agricultura familiar.

- Um programa de combate à fome tem que estar ligado a gasto com alimento e estímulo à agricultura familiar - disse José Graziano.



05/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy sugere renda mínima em lugar do Programa do Primeiro Emprego

Suplicy defende renda mínima para todos

SUPLICY QUER RENDA MÍNIMA PARA BRASILEIROS

Suplicy apresenta novo projeto para renda mínima

Suplicy aplaude proposta de renda mínima para o Iraque

SUPLICY INAUGURA SITE PARA BRASILEIROS DISCUTIREM RENDA MÍNIMA