Suplicy defende a inclusão de casas de taipa em programas habitacionais



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhará ao ministro das Cidades, Márcio Fortes, e à secretária Nacional de Habitação, Inês da Silva Magalhães, artigo da escritora Ana Miranda e publicações dos arquitetos Sylvio Barros Sawaya e Cydno da Silveira sobre as qualidades da casa de taipa. Suplicy quer que os governos federal, estaduais e municipais estimulem as construções de taipa através de seus planos habitacionais.

Algumas das vantagens das casas de taipa enumeradas pelo senador foram a economicidade, facilidade de acesso aos materiais de construção, racionalidade, tradição advinda da cultura indígena, simplicidade e beleza. Suplicy observou que alguns dos maiores arquitetos brasileiros, como Lúcio Costa, desde 1930 têm defendido a "técnica barata, a simplificação respeitável e digna das casas de taipa".

- Na taipa não há desperdício de material nem agressão ecológica, a madeira usada nas estruturas é em quantidade cinco vezes menor do que a necessária na queima de tijolos para uma parede das mesmas dimensões - destaca trecho do artigo "Um amor, uma cabana", de Ana Miranda, publicado na revista Caros Amigos, em 1997, e lido em Plenário por Suplicy.



02/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy defende que projetos habitacionais incentivem construção de casas de taipa

Osmar Dias sugere que casas dos programas habitacionais fiquem em nome das mulheres

Ademir defende alocação de recursos para programas habitacionais

Mauro Miranda defende projeto que dá prioridade a mulheres em programas habitacionais

MAURO MIRANDA DEFENDE IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS HABITACIONAIS PELO GOVERNO

Rádio Senado trata da resistência das casas de taipa aos terremotos