Suplicy diz que Congresso fará a reforma política possível




O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu, em discurso nesta quinta-feira (14), uma reforma política global, e não fatiada, com mudanças pontuais e isoladas, uma vez que os temas são interligados. Ele reconheceu, no entanto, que a reforma que está sendo proposta, embora não seja a ideal, é a reforma "politicamente possível". Suplicy sugeriu que, entre as mudanças propostas, sejam incluídas formas de participação da população nas decisões políticas.

Suplicy disse acreditar que ouvir a população e aumentar a sua participação nas decisões sobre as propostas que modificam a vida dos cidadãos é consolidar a democracia. Ele lembrou projetos que apresentou com esse objetivo e que poderiam ser discutidos juntamente com a reforma política. Citou como exemplo o PLS 283/05, que torna obrigatória a divulgação, na internet, da receita e da despesa de campanha dos candidatos.

Outra proposta sobre o tema que poderia ser discutida, disse Suplicy é a PEC 73/05, que cria o recall dos mandatos eletivos, permitindo aos cidadãos votantes avaliarem o desempenho do detentor do cargo público em meio ao mandato.

Suplicy também citou a PEC 23/11, a qual estabelece que a escolha de candidato a cargo eletivo, tanto para as funções executivas quanto legislativas, seja feita mediante a eleição direta pelos eleitores filiados ao partido na circunscrição eleitoral correspondente ao cargo em disputa.

O senador também criticou reportagem do jornal Folha de S. Paulo segundo a qual a maioria das sugestões da Comissão de Reforma Política do Senado não será aprovada, e as mudanças feitas se restringirão apenas a perfumaria.

- Discordo dessa avaliação, pois considero que será muito salutar para a consolidação da democracia em nosso país que determinados pontos de nossa legislação eleitoral sejam debatidos e efetivamente modificados pelo Congresso Nacional, obviamente após consultas que realizaremos no seio da população brasileira - disse.



14/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado fará o melhor possível na votação da reforma do Judiciário, diz Suassuna

Jefferson: reforma política que está na Câmara é a possível

Demóstenes fará parte da Comissão de Reforma Política

CCJ FARÁ REUNIÃO EXCLUSIVA PARA DISCUTIR REFORMA POLÍTICA

CCJ FARÁ REUNIÃO EXCLUSIVA PARA DISCUTIR REFORMA POLÍTICA

Suplicy quer plebiscito sobre reforma política já em agosto