Suplicy exalta ideais democráticos do PCdoB



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) exaltou, na sessão em homenagem aos 85 anos do PCdoB, nesta quarta-feira (28), os ideais de democracia, liberdade, igualdade e justiça preconizados pelo partido ao longo de sua existência. Ele disse ver o PCdoB como "partido irmão", com o qual tem afinidades e com o qual participou de lutas comuns.

Suplicy lembrou que aos 20 anos de idade abandonou a faculdade de Administração de Empresas para conhecer os países socialistas da Europa Oriental e Ocidental e a então União Soviética para saber se a forma de organização comunista poderia levar a um bem-estar maior da sociedade. Na volta, disse ter chegado à mesma conclusão que o PCdoB:

- O Brasil teria que seguir seu próprio caminho para o socialismo, com respeito aos seres humanos e utilizando instrumentos como os ensinados por pessoas como Mahatma Gandhi e Martin Luther King Junior - afirmou o senador.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para defender a ministra Matilde Ribeiro, responsável pela Secretaria Especial da Presidência da República para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que causou polêmica na última terça-feira (27), por declarações suas extraídas de entrevista à Rádio BBC de Londres. Na entrevista, a ministra teria dito que via como natural o fato de um negro não querer conviver com um branco porque "quem foi açoitado a vida inteira não pode gostar de quem o açoitou".

Suplicy citou diversos trechos de discurso de Martin Luther King para fazer a defesa da ministra que, segundo afirmou, comunga dos mesmos ideais do PT, do PCdoB e de muitos brasileiros. Martin Luther King, ao defender os negros norte-americanos, dizia: "A maravilhosa nova militância na qual se engajou a comunidade negra não pode nos levar a desconfiar de todo o povo branco, pois muitos de nossos irmãos brancos, como evidenciado por sua presença de hoje, vieram a perceber que seu destino está inteiramente ligado a nosso destino, e vieram a perceber que a sua liberdade está inexplicavelmente ligada a nossa liberdade."



28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo prega a manutenção dos ideais democráticos

Senadores destacam luta da Maçonaria por ideais democráticos

Suplicy pede ao MLST que use meios democráticos nas suas mobilizações

Suplicy exalta memória de José Mindlin

Suplicy exalta humildade do Papa Francisco

SUPLICY EXALTA ENCONTRO DE LULA E ACM EM SEMINÁRIO