Suplicy lê explicações que Petrobras enviou ao Estadão sobre denúncias de uso de aditivos para multiplicar custos



Com o título de "Aditivos em contratos multiplicam custos em projetos da Petrobras", O Estado de São Paulo publicou matéria de Christiane Samarco e Rodrigo Rangel informando que auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram estouro de orçamentos e suspeitas de superfaturamento em obras e serviços contratados pela empresa. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) leu, em Plenário, parte das respostas que a Petrobras encaminhou ao jornal.

A Petrobras dividiu suas explicações pelos itens modernização e adequação do sistema de produção da Refinaria Duque de Caxias, construção e montagem de trecho do gasoduto Urucu-Coari-Manaus, construção do gasoduto Cacimbas (ES)/Catu (BA), Construção das plataformas P-55, P-56 e P-57 e Refinaria Abreu e Lima. Suplicy leu apenas parte das respostas, mas pediu a publicação do texto nos anais da Casa e também o envio aos senadores Alvaro Dias (PSDB-PR), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Mão Santa (PMDB-PI), que trataram das denúncias do Estadão em Plenário.

Entre as alegações da empresa lidas por Suplicy está a explicação para assinatura de 24 termos aditivos ao contrato com a Iesa Projetos, Equipamentos e Montagens S/A, em julho de 2004, com prazo de duração previsto em 780 dias corridos. A Petrobras diz que houve necessidade de replanejamento do empreendimento em razão de atraso na entrega dos projetos executados por terceiros.

A Petrobras explica ainda que houve alterações e acréscimos no contrato, alargamento das tubovias decorrentes de mal funcionamento do sistema de drenagem existente na Refinaria Duque de Caxias e paralisações devidas aos descartes do sistema de flare (queimador de gás da refinaria) existente.

Antes de apresentar a defesa da Petrobras, Suplicy transmitiu apelo da prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, que pede ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que interceda no sentido de adotar medidas que ampliem a competitividade da produção de aço no Brasil. Segundo o senador, a prefeita está preocupada com o anúncio de centenas de demissões que ocorrerão no setor.



28/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy cobra mais explicações de Sarney sobre denúncias

Antonio Carlos exige que explicações do procurador Fonteles sejam publicadas no "Estadão"

SUPLICY DIZ QUE ENVIOU MATERIAL DE REFLEXÃO PARA FERNANDO HENRIQUE

Arthur Virgílio estranha regularidade de aditivos de contratos da Petrobras

Itamaraty cobra do Canadá explicações sobre denúncias de espionagem

SUPLICY ANUNCIA PEDIDO DE EXPLICAÇÕES SOBRE CRÉDITO DO BNDES PARA EMPRESAS