Suplicy lembra a importância do futebol para a aproximação dos povos



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) desejou boa sorte aos jogadores de futebol do Brasil que disputam a Copa do Mundo e enalteceu a importância da disputa para a interação entre brancos e negros na África do Sul. O presidente lembrou a participação do ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, na realização do evento.

O parlamentar também enfatizou a participação de Mandela em outro campeonato mundial realizado em seu país, o de rugby, retratado no filme Invictus. De acordo com Eduardo Suplicy, Mandela sugeriu que a seleção de rugby realizasse muitos de seus treinamentos em bairros pobres e favelas, o que "promoveu uma integração formidável".

Suplicy ressaltou proposta feita em viagem à Coreia do Sul, de que a seleção brasileira de futebol realizasse dois jogos com uma seleção mista das duas Coreias, um em cada capital, Seul e Pyongyang. Ele lembrou o jogo que o Brasil realizou no Haiti em 2004, quando a seleção brasileira foi recebida por uma multidão, poucos meses depois de o país passar por uma guerra civil.

Na ocasião, relembrou o senador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a realização de jogos da seleção brasileira com uma seleção mista de Israel e da Palestina, com o intuito de aproximar esses povos.

No mesmo pronunciamento, Eduardo Suplicy pediu ao técnico Dunga que pare de realizar treinos secretos e pediu à Mesa do Senado que divulgue o plano de ajuste de salários de carreiras do Senado, antes de sua votação, prevista para esta semana.



14/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lingüista defende aproximação entre povos e cidadãos por meio do idioma

Presidente da Câmara destaca importância da aproximação entre Legislativo e imprensa

Sibá lembra dívida da sociedade com povos indígenas

Paim lembra Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas

SUPLICY VÊ APROXIMAÇÃO ENTRE CUBA E ESTADOS UNIDOS

Wellington Dias lembra comemoração do Dia Mundial dos Povos Indígenas