Suplicy não desiste de disputar vaga com Lula









Suplicy não desiste de disputar vaga com Lula
Senador é amigo pessoal de Olívio e Tarso e prefere não comentar quem é o melhor candidato do PT para o RS

O pré-candidato do PT à Presidência da República, o senador Eduardo Suplicy (SP), disse ontem em Porto Alegre que "acha mais do que natural o apoio recebido por Luiz Inácio Lula da Silva" durante a festa de comemoração dos 22 anos de fundação do PT, realizada no último sábado na capital.

Suplicy comparou que "da mesma forma que o Lula, muitas pessoas têm favorecido minha candidatura às prévias do PT, marcadas para 17 de março". Ele comentou que esse carinho recebido, propicia sua decisão de ser pré-candidato a presidente da República e proporciona, a todos os filiados do Partido dos Trabalhadores, cerca de 800 mil em todo país, escolher quem disputará o Palácio do Planalto em 2002.

O senador frisa que, pela primeira vez na história do Brasil, um partido político concede esse exercício efetivo de democracia, que somente fortalecerá a candidatura de quem vencer as prévias.

Ele admite, no caso de ser derrotado por Lula nessa escolha, “apoiar o seu concorrente de forma incondicional” e aposta: “Tenho certeza que, da mesma forma que eu penso, o Lula também vai proceder se eu vencer essa disputa. Ele me disse que vai estar mexendo em todo o palheiro para que o partido possa, comigo, sagrar-se vencedor nas eleições de seis de outubro próximo”.


Disputa pelo Piratini põe PT em pé de guerra
Secretário-geral diz que ninguém vai receber inscrição de Tarso, porque todas devem ser feitas no dia 15 deste mês

A inscrição, prometida para hoje na sede estadual do PT, do nome do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, como pré-candidato ao Palácio Piratini, divide o partido e gera discordância entre o vice-governador do Estado, Miguel Rossetto, e Tarso.

Rossetto disse que "é uma atitude precipitada e não guarda a responsabilidade política necessária para ser feita, em nada contribuindo para a consolidação da unidade do PT, fundamental para vencer as próximas eleições". Ele ressalta que a inscrição de Tarso "surpreende todo o partido e não corresponde ao pensamento da base petista".

Responsabilidade- O prefeito respondeu ao vice-governador, afirmando que "irresponsabilidade é governar o Estado só pensando em reeleição e usar a máquina do governo para isso". Quanto a fracionar a sigla, Tarso contrapõe as palavras de Rossetto, dizendo que isso acontece "quando se deixa mais da metade do partido de fora dessa discussão", atribuindo ao vice-governador a responsabilidade por essa atitude.

Tarso diz não aceitar "qualquer recomendação de conduta partidária, vinda de Rossetto". Acrescenta que "o vice-governador deve guardar suas recomendações para a DS (Democracia Socialista corrente interna da qual participa), porque não lhe conferi nenhuma autoridade para me recomendar algo”. E completa: “Norma de ação de governante que administra em nome do PT é que deveria ser seguida por Rosseto desde o início, para não deixar a maioria do partido fora do atual governo”.


Passeata final do Fórum condena ricos e a Alca
Mais de 20 mil pessoas marcharam contra o que taxaram de um organismo que não atende a vontade latino-americana

M ais de 20 mil pessoas participaram da passeata contra a Alca, ontem. Os manifestantes seguiram pela avenida Osvaldo Aranha bloqueando o trânsito. Uma fila de dois quilômetros se formou, enquanto a passeata saía do Araújo Vianna.

Subiram no carro de som o governador Olívio Dutra, o prefeito Tarso Genro e o senador Eduardo Suplicy. O vice-governador Miguel Rossetto classificou a manifestação como vigorosa. "É um chamado para a rejeição de um projeto que não vai ao encontro dos latino americanos", disse Rossetto.

A canadense Carol Phillips, mesmo cansada, participou de toda caminhada. "É incrível, em meu país lutamos pelos mesmos interesses que lutamos aqui". O morador de Ronda Alta Valmor Dalloglio fez questão de participar da marcha carregando uma bandeira de Cuba. Dalloglio se diz contra a Alca porque acredita que os países do terceiro mundo não conseguirão competir com os estrangeiros. "Não estamos preparados para enfrentar americanos e franceses", afirmou, possívelmente sem saber que a França não faz parte da Alca.

O mexicano Arturo López Cándido, da Frente Popular Terra e Liberdade, considera a Alca um “roubo norte-americano”. Cándido afirma que os países da América Latina devem se unir para fazer frente ao poderio econômico de norte-europeus.


A ONU quer US$ 50 bi para diminuir a pobreza
Mensagem do secretário geral ao FSM alerta os países ricos de que mais de 1 bilhão de pessoas vivem em miséria total

Ontem foi a vez dos participantes do 2º FSM (Fórum Social Mundial) ouvirem a voz de uma das instituições mais criticadas no evento, a ONU (Organização das Nações Unidas). A mensagem do secretário-geral, Kofi Annan, foi lida pelo representante José Antônio Ocampo.

Na carta, Annan afirmou que para atingir as metas de desenvolvimento do milênio, e reduzir pela metade a pobreza mundial até 2015, a ONU necessita de US$ 50 bilhões extras por ano. Ele comprometeu-se a lembrar os países ricos, no Fórum Econômico Mundial, em Nova York, de que eles dividem o planeta com mais de 1 bilhão de pessoas que vivem sem a mínima dignidade humana.


Polícia identifica mais dois seqüestradores
Um homem e uma mulher que seria brasileira estão foragidos. Investigadores não divulgam a identidade dos dois

O delegado Wagner Giudice, titular da Deas (Delegacia Anti-Seqüestro), de São Paulo, disse que foram identificadas outras duas pessoas que teriam participado do seqüestro do publicitário Washington Olivetto, além das seis apresentadas ontem à imprensa. Seriam um homem e uma mulher, segundo as primeiras informações, brasileira. Além dos seis já presos, a polícia acredita que entre duas e oito pessoas ainda integrem a quadrilha. Giudice não quis dar os nomes dos outros dois envolvidos. Segundo o delegado, parte do grupo que foi detido teria chegado ao Brasil em dezembro. Eles teriam passado pelo Rio e por Minas Gerais antes de chegar a São Paulo.

Dificuldades- o governo brasileiro não vai facilitar a extradição dos seqüestradores de Washington Olivetto, apesar de o governo chileno ter manifestado sua vontade de retirá-los do país. A intenção do Ministério da justiça é fazer com que eles cumpram pena no Brasil e depois sejam enviados a seus países para que sejam julgados por outros crimes. Apesar de o caso se assemelhar ao dos seqüestradores do empresário Abílio Diniz, a intenção é dar um desfecho diferente em função da repercussão negativa do episódio Diniz.

Os seqüestradores teriam, teoricamente, outras chances de retornar ao país de origem, mas todas elas esbarram na necessidade de autorização do governo brasileiro. O outro caso é a expulsão, que só pode acontecer, conforme a legislação brasileira, quando o preso cumpriu a pena pelo delito cumpriu a pena pelo delito praticado no país. Em todos os casos, qualquer decisão só poderá ser tomada quatro anos depois do julgamento dos seqüestradores, período em que cessam as chances de interposição de recursos.


Cartas ameaçam Marta e mais dois petistas
Prefeito de Catanduva também revelou que testemunha encontrou maço de cigarros com uma lista de prefeitos do PT

A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), recebeu uma nova carta, na última sexta-feira, cuja autoria é creditada à Farb (Frente de Ação Revolucionária Brasileira). Além dela, também receberam o documento, na semana passada, o prefeito de Catanduva, Félix Sabão, e a prefeita de Campinas, Iz alene Tiene.

As cartas trazem o remetente e o destinatário escritos a mão. Dentro, o texto foi feito em máquina de escrever ou computador e contém as mesmas informações para os três prefeitos. Sahão afirmou que, no documento, a Farb assume a autoria dos atentados contra os prefeitos de Campinas, Toninho do PT, de Santo André, Celso Daniel, de Ribeirão corrente, Catanduva e Embu. "Eles afirmam que praticaram esses atos", disse Sahão.

LISTA - o prefeito de Catanduva levou essas informações à Polícia Federal durante seu depoimento ontem. Ele confirmou também que uma testemunha encontrou um maço de cigarros com uma lista de prefeitos do seu Partido. Sahão foi interrogado pelo delegado Hermes Seviero por uma hora e meia na sede da PF, em São Paulo, e seu depoimento foi acompanhado pelo deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT paulista.

O parlamentar classificou a situação como muito preocupante, pois acreditava que, após a prisão de um carcereiro no litoral paulista, as ameaças iriam diminuir. "Eu achei que a situação ficaria menos crítica, mas a demonstração que tivemos agora é que não. Então dá para perceber que há um outro foco emitenre das cartas. É um momento de tensão”, afirmou.


Dengue contamina quatro participantes do Fórum
Uma jovem carioca de 16 anos, que ficou internada na Santa Casa, teve alta ontem à tarde. Ela estava no acampamento

Nove casos de dengue foram confirmados clinicamente ontem na capital. Destes, quatro foram constatados dentro do Acampamento da Juventude, montado em Porto Alegre para alojar participantes do 2º Fórum Social Mundial. Uma carioca, de 16 anos, que ficou internada na Santa Casa, teve alta ontem à tarde.

O secretário municipal de Saúde, Joaquim Climann, disse que ainda faltam os exames sorológicos. De acordo com o coordenador do Centro de Vigilância da Saúde, Marcelo Bosio, a primeira suspeita foi registrada na última quarta-feira e, desde lá, mais cinco pessoas apresentaram os sintomas da doença. Desde o início do ano, na capital, já foram identificados 55 casos suspeitos mais quatro no Estado. Todos de dengue clássica e em portadores que vieram de outros estados. Nenhum é de dengue hemorrágica, o tipo que pode matar.

Bosio explica que a maioria dos casos registrados no acampamento é de pessoas do Rio de Janeiro, onde está o maior foco de epidemia da doença no país. "Essas pessoas começaram a apresentar o quadro clínico da dengue clássica, como dor de cabeça, febre, dores e manchas avermelhadas pelo corpo."

Bosio conta que no acampamento, que começa a ser desmontado hoje, estava sendo feito um trabalho de prevenção ao mosquito.

“Toda vez que ficamos sabendo de algum caso, fazemos o monitoramento do local, orientamos as pessoas, além de se fazer a varreção da área”, explica.

A secretária estadual de Saúde, Maria Luiza Jaeger, disse que exames de casos suspeitos da dengue serão feitos no Laboratório Central do RS. Porém, amostras de sangue dos casos do acampamento foram enviadas para São Paulo.

Ainda ontem, a Secretaria Estadual de Saúde lançou a campanha de intensificação do combate ao mosquito, que vai investir R$ 4 milhões no RS.


Editorial

REFORMA PELA METADE

A reforma administrativa idealizada pelo modernizar o Estado brasileiro, que uma vez presidente Fernando Henrique Cardoso não se concretizada, poderia ter obtido avanços concretizou plenamente devido tanto à lentidão do Congresso Nacional em analisar a executivas e reguladoras, às quais caberia reger matéria como pela inabilidade do governo em servidores públicos e aqueles que seriam enfrentar as pressões contra as mudanças contratados pela CLT.

propostas. O mentor das reformas, o ex-ministro da Administração Luiz Carlos Bresser Pereira, diz que tem faltado liderança fixado. No serviço público, há 26.410 política, mas também vontade política, mas também vontade política do governo.

Pontos importantes para a eficiência administrativa, como o fim da estabilidade para funcionários cujo desempenho deixasse a desejar, foram esquecidos. Também não se definiram as carreiras típicas de Estado, que deveriam discriminar os servidores encarregados de elaborar as políticas oficiais nos núcleos estratégicos de governo. Tampouco foi aprovada a estrutura que daria suporte ao modelo administrativo idealizado para modernizar o Estado brasileiro, que uma vez concretizada , poderia ter obtido avanços através do funcionamento de agências executivas e reguladoras, às quais caberia reger servidores públicos e aqueles que seriam contratados pela CLT.

Um item fundamental – o teto para salários do Executivo, Legislativo e Judiciário – não foi fixado. No serviço público, há 26.410 funcionários ganhando mais do que os R$8 mil mensais recebidos pelo presidente da República.

Este ano, a União deve gastar com pessoal e encargos cerca de R$ 69, 2 bilhões, o equivalente a 5,3% do PIB (Produto Interno Bruto). Há cinco anos, o gasto era de 4,9% do PIB. O Ministério do Planejamento informa que hoje, em valores reais, o governo gasta 13% a mais com pessoal do que em 1995. Para mover esta pesada roda a sociedade é sufocada por impostos e contribuições.


Topo da página



02/05/2002


Artigos Relacionados


Mozarildo desiste de disputar governo e critica governador de Roraima

Tênis feminino vai disputar vaga na Fed Cup contra a Suíça

Atletas brasileiros conquistam vaga para disputar mundial de Esportes Aquáticos na Espanha

Arthur Virgílio desiste de ação sobre gastos do gabinete do presidente Lula

Suplicy atende pedido de chanceler e desiste de ir ao Iraque explicar renda mínima

Suplicy faz apelo a Fidel para que boxeadores possam disputar Olimpíadas de Pequim