Suplicy pede ajuda aos meios de comunicação para acabar com fraudes no Bolsa-Escola
Ao elogiar a qualidade da reportagem veiculada pela TV Globo, sobre as fraudes em programas sociais do governo de transferência de renda (Bolsa-Escola e Bolsa Família), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) sugeriu à emissora de televisão que ajude o governo a explicar didaticamente quem tem direito a receber os benefícios.
- Isso é responsabilidade dos meios de comunicação - afirmou.
O senador também recomendou ao ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que dê essas explicações quando anunciar as medidas que está tomando para evitar as fraudes denunciadas. Ele acrescentou que a melhor maneira para acabar de uma vez por todas com as fraudes seria a implantação definitiva do Programa de Renda Básica de Cidadania.
- A melhor maneira para evitar problemas é pagar igualmente a todos os brasileiros a renda básica de cidadania. Todos teriam direito, independente de raça, classe social, idade, sexo, religião, mas ao mais ricos contribuiriam mais para isso. Acaba com a burocracia envolvida e com as fraudes, e vai acabar também com a picuinha de se essa ou aquela pessoa tem televisão, vídeo cassete e internet. Elimina o estigma da vergonha da pessoa ter que admitir ser tão pobre, ganha tão pouco, que precisa desse benefício - assinalou.
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) disse que se fosse o presidente Lula, colocaria Suplicy à frente do Programa de Renda Básica de Cidadania. Para ele, não há ninguém que conheça mais esse assunto do que Suplicy.
- Esse projeto tem tudo para dar certo, mas o governo precisa ter um pouco mais de humildade - disse Simon, que ainda defendeu a adoção do registro único como forma de evitar fraudes nos programas sociais.
20/10/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy recomenda a Lula que participe dos debates nos meios de comunicação
Suplicy solicita providências em relação às denúncias de propriedade de meios de comunicação por senadores
Suplicy lê nota do Ministério do Desenvolvimento Social sobre fraudes no Bolsa-Família
Geovani Borges pede apoio a proposta que inclui a Libras entre os meios legais de comunicação previstos na Constituição
SUPLICY FAZ APELO PARA QUE O BOLSA-ESCOLA NÃO ACABE NO DF
Suplicy pede ao MLST que use meios democráticos nas suas mobilizações