Suplicy pede apoio de Lobão para o Fundo Brasil de Cidadania



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) entregou um documento pedindo apoio do ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, à aprovação do Fundo Brasil de Cidadania. De acordo com Suplicy, Lobão o recebeu por mais de uma hora e foi bastante simpático às idéias do senador.

Suplicy, autor da proposta que criou a Renda Básica da Cidadania, que já é lei, apresentou projeto que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Brasil de Cidadania e seu respectivo conselho deliberativo. A matéria, já aprovada no Senado, aguarda deliberação da Câmara dos Deputados, onde se encontra na Comissão de Finanças e Tributação, onde será relatado pelo deputado Ciro Gomes (PSB-CE).

Suplicy explicou que o projeto prevê que parte dos royalties vindos da exploração de petróleo e também recursos oriundos da pesquisa e lavra de recursos minerais sejam destinadas ao Fundo Brasil de Cidadania, por isso, seria importante ter o apoio do ministro de Minas e Energia à proposta. Lobão, de acordo com Suplicy, votou favoravelmente à criação da Renda Básica e também do Fundo.

A proposta cria um fundo contábil, de natureza financeira, destinado ao financiamento da renda básica de cidadania, cujos recursos, além das dotações orçamentárias da União, incluirão 10% da participação acionária da União nas empresas públicas e sociedades de economia mista, inclusive instituições financeiras; 50% dos recursos recebidos em moeda corrente, títulos e créditos, inclusive decorrentes de acordos específicos, no âmbito do Programa Nacional de Desestatização e outros 50% dos recursos oriundos da concessão de serviço público e de obra pública, bem como da permissão ou autorização para a prestação de serviço público.

Também vão financiar o programa da renda básica: 50% dos recursos oriundos da renda de imóveis pertencentes à União; 50% dos recursos oriundos da autorização ou concessão das atividades de pesquisa e lavra de recursos minerais; 50% dos recursos da contratação, com empresas estatais ou privadas, da realização das atividades de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo e gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, refinação do petróleo e importação e exportação de seus derivados, transporte marítimo de petróleo bruto e de gás natural; rendimentos de qualquer natureza, auferidos como remuneração, decorrentes do patrimônio do Cidadania; doações e contribuições.

25/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede ao BID apoio para projetos de renda básica de cidadania

SUPLICY PROPÕE CRIAÇÃO DO"FUNDO BRASIL DE CIDADANIA

SUPLICY PROPÕE CRIAÇÃO DO FUNDO BRASIL DE CIDADANIA

Recursos da exploração de petróleo na camada pré-sal podem ajudar a financiar o Fundo Brasil de Cidadania, avalia Suplicy

Suplicy: Fundo de Cidadania pode financiar educação com recursos do pré-sal

Suplicy informa lançamento de Fundo Permanente da Renda Básica de Cidadania