Suplicy pede para não ser colocado 'na mesma vala dos corruptos'



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) voltou a comentar a reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo revelando que teria utilizado recursos de suas cotas de passagem para emitir bilhete internacional à sua namorada, Mônica Dallari, que o auxiliou durante uma viagem em 2007. Na quarta-feira (6), em discurso no Plenário, Suplicy assegurou ter devolvido pouco mais de R$ 15 mil, relativos ao deslocamento à China, ainda naquele ano, e anunciou a devolução, realizada na terça-feira (5), de R$ 5.221,35 referentes a passagens emitidas em sua cota no ano de 2008 para Mônica. Suplicy lamentou que o fato tenha levado o jornalista Boris Casoy a criticá-lo durante a apresentação do Jornal da Band.

- Mas eis que Boris Casoy, que me conhece tão bem, disse 'Até tu, Eduardo Suplicy, também estás fazendo essas coisas?' - relatou Suplicy, dizendo achar desagradável que um ato que não caracterizou ilegalidades o coloque "na mesma vala de pessoas que tenham cometido apropriação indébita de recursos do povo, que tenham realizado roubos ou assaltos".

Suplicy informou ter sido colega de trabalho de Boris Casoy no jornal Folha de S.Paulo entre 1976 e 1980. O senador disse que resolveu devolver a importância aos cofres públicos "por uma questão de consciência pessoal", e não por ter cometido qualquer tipo de crime.

- Presidente José Sarney, venho ao Senado diariamente, e virei em todas as ocasiões, de cabeça erguida e podendo dizer que cometi tal falha, mas que procurei corrigir. Então, quando o Senado Federal resolveu bem disciplinar eventuais excessos que todos admitimos que estavam sendo cometidos, resolvemos aprovar a nova norma sobre o que fazer com as cotas de passagens, isso precisa ser bem colocado. Portanto, é importante colocar as coisas no devido lugar. Admito as críticas, respeito-as, e procurarei agir melhor, mas procurarei fazê-lo de cabeça erguida. Eu, aqui desde 1978, tenho contas a prestar, e as tenho prestado a todos aqueles que me elegeram para todos os cargos que até hoje tive. E vou procurar fazê-lo cada vez melhor. Essas críticas certamente contribuirão para que eu esteja mais atento a tudo aquilo que é feito com o dinheiro do povo, a começar com o dinheiro do povo que é administrado aqui no Senado Federal - concluiu Suplicy.



07/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY EXIGE QUE FHC APONTE PARLAMENTARES CORRUPTOS

Gerson Camata pede punição para juízes corruptos

SUPLICY ESPERA DA SELEÇÃO A MESMA GARRA DEMONSTRADA PELA OPOSIÇÃO

SUPLICY DIZ PROGRAMA DE RENDA MÍNIMA NÃO RECEBE MESMA URGÊNCIA QUE SOCORRO A BANCOS

Suplicy elogia protesto de juiz contra libertação de corruptos

Mozarildo pede que plano de fronteiras seja colocado em votação