Suplicy pode apresentar projeto para obrigar empresas e governos a divulgarem salários de funcionários
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) informou da tribuna que vai estudar a possibilidade de apresentar um projeto para obrigar as empresas e os governos a divulgarem os salários de seus empregados. Ele aplaudiu a decisão da companhia siderúrgica Usiminas de divulgar os salários de seus diretores e leu trechos de uma entrevista do seu presidente, Marco Antônio Castello Branco, à revista IstoÉ Dinheiro, onde justifica a decisão da companhia.
Conforme o senador, o presidente da Usiminas afirma que "o capitalismo exige que informações relevantes sejam públicas", lembrando que se trata de uma companhia que tem 66 mil acionistas - seus maiores acionistas são privados, mas ela também tem capital de fundos de pensão de funcionários de empresas estatais.
Depois de pedir a publicação da entrevista nos Anais do Senado, Suplicy disse ter conversado com o empresário, o qual disse que os salários pagos por grandes empresas a seus diretores "são um tabu", observando que isso pode ser modificado. O senador lembrou que, curiosamente, os altos salários de jogadores de futebol e até de artistas são tratados no Brasil com naturalidade.
Quando foi presidente da câmara municipal de São Paulo, no final da década de 1980, Suplicy pediu um parecer aos juristas Goffredo Silva Telles e José Afonso da Silva e, baseado nele, mandou publicar no diário oficial a lista dos servidores da casa, com sua lotação, o serviço que desempenhavam e quanto ganhavam. Ele lembrou em seu discurso que, antes da decisão, os servidores ponderaram que muitos deles eram separados e isso poderia criar algum tipo de constrangimento com suas ex-mulheres. Suplicy disse que manteve a decisão argumentando que ex-mulheres têm direito de conhecer os salários de ex-maridos.
30/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tribunais de Justiça de quatro estados têm prazo maior para divulgarem salários de servidores
CAE debate projeto que pode obrigar União a financiar universidades estaduais
Projeto de Raimundo Colombo proíbe que BNDES financie governos e empresas de outros países
Governo pode apresentar até junho projeto que cria "fundo de catástrofe" para o setor agrícola
Congresso aguarda ato normativo para decidir se publica salários de funcionários
Lauro Antônio aplaude projeto que pune empresas que pagarem salários menores a mulheres