SUPLICY QUER CONSELHO MONETÁRIO AO VIVO NA TV SENADO



Para aumentar o alcance social da TV Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT/SP) apresentou projeto de lei que obriga o canal oficial do Senado a transmitir, ao vivo, as reuniões do Conselho Monetário Nacional e de outros cinco organismos governamentais. O projeto está pronto para ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
Além das reuniões do CMN, o projeto prevê que deverão ser transmitidas as reuniões do Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador; do Conselho do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço; do Conselho Nacional de Educação; do Conselho Nacional de Saúde; e do Conselho Nacional de Seguridade Social.
No caso de coincidência de horário com as sessões das comissões e do Plenário do Senado Federal, o projeto determina que as reuniões dos conselhos oficiais sejam gravadas e transmitidas num prazo máximo de 48 horas de sua realização. Estabelece também o projeto que caberá ao Executivo providenciar, nos locais de reunião desses organismos, a infra-estrutura necessária ao bom desempenho das equipes da TV Senado.
Suplicy disse que, antes da TV Senado, tudo sobre as atividades da Casa que chegava à sociedade e ao próprio parlamentar, que não podia estar em todos os plenários ao tempo, tinha sempre a mediação de algum meio de comunicação comercial. "O resultado disso era uma imagem incompleta, por vezes distorcida, do Congresso Nacional", observou ele.
Na opinião do parlamentar, o que antes era mediado por alguma equipe de reportagem está sendo mostrado agora em imagem direta e ao vivo. "Por que não estender tais benefícios democratizantes a outros plenários, igualmente importantes, para que todos os interessados possam conhecer o que ali acontece? Por que não mostrar a quem desejar assistir a íntegra das reuniões não-secretas do governo?", argumentou ele.
O senador também disse que há muitos outros organismos governamentais que poderiam ter as suas reuniões transmitidas pela TV Senado. Seu projeto, entretanto, por razões de economia e racionalidade, distingue apenas os conselhos cujas reuniões e decisões são da maior importância para todos os segmentos da Nação.

25/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


SUPLICY QUER TV SENADO TRANSMITINDO AS REUNIÕES DO CONSELHO MONETÁRIO

MALDANER QUER AMPLIAR COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL

Senado altera resolução conflitante com o Conselho Monetário

Suplicy anuncia corte nos juros e quer Copom ao vivo

Ministério da Justiça quer posição do Conselho de Comunicação sobre classificação de programas ao vivo

CCJ pedirá a Sarney que TV Senado transmita ao vivo reunião do Conselho de Ética