SUPLICY QUER TV SENADO TRANSMITINDO AS REUNIÕES DO CONSELHO MONETÁRIO
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou hoje (dia 26) projetode lei que estabelece a obrigatoriedade de a TV Senado transmitir ao vivo, em horários que não coincidam com os das sessões das comissões e do plenário da Casa, todas as reuniões do Conselho Monetário Nacional, do Conselho Nacional de Educação, do Conselho Nacional de Saúde e do Conselho Nacional de Seguridade Social.
A medida também se estende às reuniões do Conselho do Fundo de Amparo ao Trabalhador e do Conselho do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O projeto estabelece que, no caso de coincidência de horário com as atividades das comissões e do plenário do Senado, as reuniões dos referidos conselhos serão gravadas para transmissão num prazo máximo de 48 horas.
- Aquilo que se passa no Conselho Monetário Nacional pode perfeitamente se tornar mais conhecido e transparente, principalmente porque hoje está restrito ao ministro da Fazenda, ao presidente do Banco Central . É mais do que necessário que as suas reuniões e decisões, que antes tinham a participação de segmentos dos trabalhadores e do empresariado, e hoje não tem mais, devam merecer uma transparência muito maior - argumentou o senador.
Eduardo Suplicy disse que a TV Senado estabeleceu um marco na história da democracia brasileira, pelo fato de tornar muito mais transparente e acessível ao povo tudo o que se passa no Parlamento brasileiro. Segundo o senador, as informações que chegavam à população - e também ao próprio parlamentar, que não podia estar em todos os plenários ao mesmo tempo - tinham sempre a mediação de algum meio de comunicação comercial. O resultado disso, por natural que possa ser, disse ele, "era uma imagem incompleta, por vezes distorcida do Congresso Nacional".
Ele destacou que o advento da TV Senado criou uma nova fonte de informações para o cidadão, para salientar que o que era antes mediado poralguma equipe de reportagem é mostrado, agora, em imagem direta, constante, que apresenta todo o evento. Para o senador, junto com a interpretação jornalística dos fatos, o cidadão tem hoje, acesso direto a eles.
26/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY QUER CONSELHO MONETÁRIO AO VIVO NA TV SENADO
MALDANER QUER AMPLIAR COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MONETÁRIO NACIONAL
Senado altera resolução conflitante com o Conselho Monetário
Suplicy quer que reuniões do Copom sejam transmitidas pela TV
Conselho Monetário Nacional (CMN)
Conselho Monetário Nacional divulga ata sobre reunião