Suplicy quer que a CCJ apure denúncia de que provedores estariam rastreando atividade dos internautas



Representantes da operadora Oi e dos portais UOL e Terra deverão comparecer à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para esclarecer denúncia feita pela Revista Época de que essas empresas teriam estabelecido parceria com a companhia inglesa Phorm para utilizar um programa que rastreia e registra todos os movimentos realizados por usuários da Internet. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentará requerimento à CCJ propondo a realização da reunião.

Segundo matéria assinada pelos repórteres Bruno Ferrari e Camila Guimarães, a Oi já adotou o programa, chamado Navegador, para os seus clientes de banda larga e confirmou a parceria com os sites UOL e Terra. O programa, que não fica instalado na máquina do usuário, registra os sites visitados pelo internauta, quanto tempo ele gastou em cada uma das atividades que fez e transmite todas essas informações para uma empresa que analisa e classifica esse comportamento.

- É uma tecnologia que está longe de ser aceita no mundo. Desde 2002, quando foi criada pela Phorm, ela tem gerado controvérsia internacional e levantado preocupações em grupos ligados à defesa dos direitos civis na Internet. Essas resistências dificultaram sua adoção nos Estados Unidos e na Europa. Há o temor de que as informações pessoais sejam usadas de forma indevida - afirmou Eduardo Suplicy.

O senador também adiantou que estudará a possibilidade de apresentar uma proposta de emenda à Constituição para acrescentar ao inciso XII do artigo 5º que além do sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, dos dados e das comunicações telefônicas, também é inviolável o conteúdo das mensagens e correspondências encaminhadas através da internet.



09/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Saturnino quer que Conselho de Ética apure denúncia contra ele

SUPLICY QUER QUE TSE APURE POSSÍVEL CRIME ELEITORAL NA CONVENÇÃO DO PMDB

César Borges divulga denúncia de que empresas imobiliárias da Bahia estariam sendo chantageadas

Ministério terá de esclarecer denúncia contra rádios que estariam violando padrões de operação em São Paulo

Paulo Paim divulga denúncia de que os Correios estariam sendo sucateados para forçar sua privatização

Sibá Machado quer demissão de funcionários que estariam emperrando programas do governo