Suplicy quer reunião para esclarecer vazamento de informação



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) pediu ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR) que convoque a CPI Mista da Questão Fundiária, da qual o parlamentar paranaense é presidente, para que possa ser esclarecido suposto vazamento de informação de documento sigiloso envolvendo a Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil (Concrab).

O jornal Folha de S. Paulo teve acesso aos documentos classificados como sigilosos e publicou matéria assinada pelo colunista Josias de Souza no dia 10 de outubro. Segundo o jornal, apenas em verbas públicas e doações do exterior o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) movimentou, nos últimos seis anos, pelo menos R$ 29,9 milhões. A Folha informou que quase um terço deste total - R$ 8,7 milhões - foi repassado pelo governo federal durante a Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, entre junho do ano passado e julho de 2004.

- Faço um apelo pessoal ao presidente Alvaro Dias no sentido de que ele convoque a CPMI para que haja um esclarecimento de como houve a quebra de sigilo de algo que ele qualificou como sigiloso. Essa reunião será importante para que a comissão possa continuar funcionando com harmonia entre seus membros e para que não precise haver nenhum tipo de crise pela maneira como o episódio está sendo conduzido - afirmou Suplicy.

O pedido de Suplicy foi feito na metade da tarde, em Plenário, durante a votação das matérias da Ordem do Dia. No começo da noite, o senador paulista voltou a ocupar a tribuna para comunicar que Álvaro Dias entrou em contato com ele para comunicar que, após o segundo turno das eleições municipais, marcará a reunião solicitada.

 

19/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Demostenes quer esclarecer vazamento de informações na aliança Ambev/Interbrew

Demóstenes diz que vazamento de informação na CPI da Câmara seria caso de perda de mandato

Sarney: reunião para discutir vazamento de informações só depois de 3 de outubro

Suplicy pede que Meirelles e Casseb compareçam ao Senado para esclarecer denúncias

CCJ mantém reunião para ouvir nesta quarta envolvida em denúncia de vazamento na Receita

PECS DA POBREZA: SUPLICY QUER REUNIÃO COM FHC ANTES DE VOTAÇÃO DE RELATÓRIO