Supremas Cortes debaterão criação de Tribunal do Mercosul



O debate sobre a criação de um Tribunal de Justiça do Mercosul estará na agenda do 7º Encontro das Supremas Cortes do bloco, a ser realizado em Buenos Aires, em junho. O estabelecimento do tribunal, com decisões vinculantes, é a principal reivindicação paraguaia nas negociações para o estabelecimento do critério de representatividade no Parlamento do Mercosul.

Não se espera, porém, que se tome na próxima reunião de representantes do Judiciário uma decisão a respeito do tema, que já foi debatido em encontros anteriores das Supremas Cortes. Embora exista consenso entre as cortes sobre a importância de se discutir a criação do tribunal regional, o êxito da iniciativa ainda depende de alguns passos preparatórios, segundo a assessora internacional da presidência do Supremo Tribunal Federal, Susan Kleebank.

Representante na 17ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul do presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, Susan disse nesta segunda-feira (27), em Assunção, que inicialmente se deve tratar de colocar em pleno funcionamento o Tribunal Permanente de Revisão (TPR) do bloco, localizado na capital paraguaia. Ela observou que ainda não foi garantida, por exemplo, a aplicação em cada país do bloco do regime de opiniões consultivas do TPR, que não têm caráter vinculante.

Por outro lado, observou a assessora, o debate sobre a criação do Tribunal de Justiça do Mercosul deveria ser precedido de uma discussão sobre o estabelecimento de uma Carta de Direitos Humanos do bloco.

- O alcance de um consenso entre os Estados-Partes sobre o conjunto de normas e princípios a serem seguidos para promover e defender os direitos fundamentais dos cidadãos deve ser a base de qualquer instituto na esfera do Judiciário de caráter mais amplo e completo que se queira criar - advertiu Susan.

Na opinião da assessora, a criação do Tribunal de Justiça do Mercosul deveria ser debatida nos três Poderes dos quatro atuais membros permanentes do bloco - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.



27/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Senado participa da abertura de encontro de Cortes Supremas do Mercosul

Sarney cumprimenta Ellen Gracie por reunir Cortes Supremas dos países de língua portuguesa

MALDANER APÓIA CRIAÇÃO DO TRIBUNAL DO MERCOSUL

PARLAMENTARES DEBATERÃO CORTES NO ENSINO SUPERIOR

Comissões do Parlamento do Mercosul debaterão reconhecimento de diplomas

Mercosul poderá ter Tribunal de Contas